1 de maio de 2021

CONHEÇA DOM AQUINO - CAPITAL DA ÁGUA MINERAL EM MATO GROSSO.

 


CACHOEIRA DO POTREIRO

O município de Dom Aquino, está localizado no Vale do Rio São Lourenço, à 172 Km de Cuiabá, capital, Cuiabá, conta com diversas belezas naturais como fontes de águas minerais, rios e córregos com águas cristalinas e várias cachoeiras.

Os recursos naturais existentes no municípios  fazem dele um grande potencial para ser uma cidade turística.

Em seu território são encontrados, Cânions, cavernas e cachoeiras que oferece ótimas condições para a prática de diversas modalidades de turismo entre eles o de aventura, como rapel, escalada, trilhas e outros.

O meio rural com seu processo de produção agropecuário apresenta oportunidades de se desenvolver o Turismo Rural, Turismo de Eventos e Negócios e Tecnológico.

Além de possuir dezenas de belezas naturais, Dom Aquino ainda detém o título de maior reserva de água mineral do planeta.

As águas minerais existente no município de Dom Aquino, possuem características únicas, como leveza e suavidade,  que faz dela, uma das melhores águas mineral em termos de qualidade do Estado de Mato Grosso.

Localizada num santuário ecológico as águas minerais estão  em uma área de preservação permanente, onde  possui um  museu onde o visitante pode conhecer  sobre a história da água e o processo  de armazenamento.

Dom Aquino, foi fundada no ano de 1958.

 A localidade está em uma altitude de 283m em relação ao nível do mar. Sua população é de 8.031 habitantes de acordo com o (IBGE/ contagem 2010).

A área total de Dom Aquino é de 2.212,7km², e sua densidade demográfica é de 3,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dom Aquino-MT é 78830-000.

O nome da cidade é em homenagem a Dom Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá.

Dom Aquino que nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. 

Dom Aquino foi um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, entre outras coisas.

O primeiro telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Cândido Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Distrito de Coronel Ponce.

Quem nasce em Dom Aquino é Dom-aquinenses ou Aquinenses.

O município de Dom Aquino faz limite entre as cidades de Poxoréo, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara e São Pedro da Cipa.

No Lugar há agências bancárias, hospital, postos de combustíveis hotéis, restaurantes e conta com serviço de telefonia celular e internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário