26 de abril de 2021

Jardim da imunidade: como as plantas podem ajudar na saúde

Cultivar os próprios alimentos pode ser uma maneira de ter uma alimentação mais saudável e, assim, fortalecer a imunidade (Foto: Freepik / Creative Commons)

Cultivar os próprios alimentos pode ser uma maneira de ter uma alimentação mais saudável e, assim, fortalecer a imunidade (Foto: Freepik / Creative Commons)

Salvar

Com mais tempo livre em casa e o intuito de manter uma alimentação saudável, as hortas e os pomares orgânicos ganharam destaque durante a pandemia. Muitas pessoas passaram a cultivar, mesmo que em vasos ou pequenos canteiros, ervas e frutas conhecidas por fortalecer a imunidade

"Antes de qualquer coisa, vale destacar que apenas o consumo destes alimentos não é o suficiente para deixar nosso sistema imunológico saudável. Boas noites de sono, uma hidratação adequada, prática de atividade física e uma alimentação com base em alimentos naturais são fundamentais", afirma a nutricionista e chef de cozinha Livia Pauliez. 

Agora, se você já tem hábitos saudáveis e quer fortalecer seu sistema imune, o jardim é um bom lugar para começar! 

1. Escolha bem as espécies 

Mitos e verdades: gengibre (Foto: Thinkstock)O gengibre é uma espécie fácil de cultivar em casa e que pode fortalecer o sistema imune (Foto: Thinkstock)
Salvar

Uma alimentação baseada em vegetais, legumes e frutas já somará à sua saúde, mas se quer algumas dicas de por onde começar, Livia recomenda: frutas ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola; cúrcuma, que possui ações anti-inflamatórias, antioxidante e antibacteriana; gengibre; alho; e vegetais verde escuros, como agrião, couve-manteiga e brócolis, ricos em antioxidantes. 

2. Dê preferência a adubos orgânicos

O processo de compostagem deve levar de um a dois meses (Foto: HomeOGarden/ Reprodução)

O processo de compostagem deve levar de um a dois meses (Foto: HomeOGarden / Reprodução)

Salvar

Além de serem altamente nutritivos e proporcionarem alimentos livres de agrotóxicos, algumas receitas podem ser feitas em casa, com baixo custo e praticidade. É o caso da compostagem, técnica que transforma resíduos orgânicos em um adubo rico e nutritivo por meio da decomposição acelerada. "Não há motivo para se preocupar com o mau cheiro se o monte for arejado e revirado a cada dois dias”, garante a bióloga Patricia Blauth, uma das idealizadoras do "Menos Lixo", consultoria que assessora escolas e empresas que buscam alternativas para minimizar o desperdício. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário