17 de abril de 2021

Cultura Cuiabania Zé Bolo Flô vira tema de Livro de História em Cuiabá

Lançamento de livro sobre a tradicional cultura da cuiabania

Por: Redação Âncora
Zé Bolo Flô vira tema de Livro de História em Cuiabá

Pela primeira vez a biografia de um dos tipos populares cuiabanos mais famosos, chamado José Inácio da Silva, nascido no tradicional Bairro Baú será conhecido pelo grande público.

Estamos falando do famoso Zé Bolo Flô, quem mora em Cuiabá certamente já cantou sem saber uma de suas composições como “Eu vim, eu vim, eu vim de lá pra cá, eu sou, eu sou, eu sou de Cuiabá” ou “jogava peteca, jogava Iô Iô, brincava com Zé Bolo Flô.

No livro lançado no dia do aniversário de Cuiabá o escritor e memorialista Francisco C. da Rocha revirou muitos baús e histórias para em 10 anos de inúmeras entrevistas e pesquisas em arquivos e jornais reconstituir a biografia de Bolo Flô.

O autor, Francisco Rocha que se autodenomina Memorialista é o administrador de uma das maiores páginas de História na rede social do Centro Oeste brasileiro, chamada Cuiabá de Antigamente, com mais de 140 mil participantes. Francisco afirma que “a intenção do livro é corrigir uma injustiça histórica com o personagem que apesar de ter composto várias músicas de rasqueado famosas, poesias e marchinhas carnavalescas morreu como indigente na década de 1980”. O livro trará informações inéditas sobre o personagem, a origem do apelido, as brincadeiras, sua infância pobre, a vida de andarilho e suas inúmeras obras artísticas e muitos depoimentos de quem conviveu com Bolo Flô.

O livro transportará o leitor para uma Cuiabá antiga, com suas festas religiosas, os carnavais, os programas de rádio e o cotidiano de uma cidade ainda pacata no coração do Brasil. O autor que lança seu primeiro livro afirma “negros, pobres poetas, gente simples e artistas andarilhos também fazem parte da história de Cuiabá e por isso merecem serem lembrados”.

A obra foi financiada pelo próprio autor que está fazendo uma venda antecipada para pagar os custos da impressão, sendo apenas 200 exemplares. O sucesso foi tão grande no pré-lançamento que mais da metade dos poucos exemplares lançados já foram previamente vendidos.

O livro chama-se Zé Bolo Flô de Andarilho a Poeta Cuiabano é publicado pela Editora Casa de Bonecas, tem 48 páginas e a arte da capa foi pintada pelo importante artista cuiabano Regis Gomes.

Informações: 65 99281 6869.

Nenhum comentário:

Postar um comentário