17 de abril de 2021

A PRIMEIRA CAPITAL DE MATO GROSSO: VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - 1752


D. JOÃO V, Rei de Portugal após Criar a Capitania de Mato Grosso em 1748 (nome extraído da Nova zona mineradora descoberta pelos Irmãos Paes de Barros - "Minas do Mato Grosso", próximo do Rio Galera e Guaporé) precisava agora Criar a Sede política Administrativa da Nova capitania. 

A Vila de Cuiabá seria a escolha lógica para ser á sede política visto a sua condição e aparato após a sua elevação de Arraial para VILA.

O Rei Português tinha outra ideia sobre a SEDE Política da Nova Capitania, precisava assegurar as Novas Terras conseguidas através do TRATADO DE MADRI de 1750 onde refez toda a extensão territorial do Tratado de Tordesilhas de 1494, agora as Terras outrora pertencente a Espanha pertencia a Portugal.

Assim a ideia foi Construir uma Vila no Extremo Oeste da Nova Capitania tendo como limite o Rio Guaporé.
Um local com toda a estrutura de uma sede política e que fosse vindoura e Próspera. 

Dessa Forma uma Sede Foi Construída às Margens Direita do Rio Guaporé com toda estrutura e aparato administrativo. Surgia então a PRIMEIRA CAPITAL DE MATO GROSSO denominada VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, fundada em 19 de MARÇO de 1752 tendo como seu 1° Capitão-General (Governador) o fidalgo D. ANTONIO  ROLIM DE MOURA TAVARES.

FONTE
Prof. Oscar Correa 

Obs: Deixe seu COMENTÁRIO se achou interessante o Foco Histórico 👍🏻


Nenhum comentário:

Postar um comentário