23 de abril de 2021

À Francisco Caporal, a Asbraer externaliza sua homenagem. Vá em paz, Caporal


    A Asbraer vem a público demonstrar seu pesar com o falecimento de Francisco Caporal, doutor engenheiro agrônomo pela Universidad de Córdoba, na Espanha (1998) e mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria (1991).

    Caporal é um ícone histórico da ater e merece nossa homenagem a esse grande ser humano que tanto contribuiu para o desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural.

     

    Profissional de grande respeito, era dedicado e apaixonado pelo que fazia. Foi

    professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, onde coordena a Área IV, de Extensão Rural. Também foi  membro do Núcleo de Agroecologia e Campesinato - NAC/UFRPE, onde também era Coordenador. Já ocupou os cargos de Diretor Técnico da EMATER-RS, de 1999 a 2002, de Diretor Substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Coordenador Geral de Ater e Educação, no mesmo Departamento da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2003 a 2010.

              Sua experiência na área de Agronomia, com ênfase em Assistência Técnica e Extensão Rural, contribuiu principalmente nos seguintes temas: Assistência Técnica e Extensão Rural, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Formação de Agentes de Extensão Rural.

     

    Toda essa bagagem foi de suma importância para a ater no país todo. Sua história ficará marcada em todos nós para sempre.

    Obrigada, Caporal, por sua contribuição para o desenvolvimento da ater no Brasil.

    Vá em paz.

    Com pesares,

    Conselho Diretor da Asbraer

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário