23 de março de 2021

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Incra vence Prêmio ANA 2020 por gestão de águas em comunidades de Mato Grosso

9. Adocão de Nascente no PA Rancho da Saudade , 2018. Foto curso Agroecologia UNEMAT.jpg

Neste 22 de março, dia mundial da Água, o Incra venceu o Prêmio ANA 2020 na categoria Governo com o projeto “Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense”. Realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a premiação reconhece e valoriza as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado e gestão das águas do Brasil.

A cerimônia foi virtual e divulgou os ganhadores das categorias Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Confira o vídeo com a premiação no link https://www.youtube.com/watch?v=pWHZEJ5QnQs 

Sob a coordenação do engenheiro agrônomo do Incra/MT, Samir Curi, o projeto é desenvolvido pelo Incra em Mato Grosso e parceiros e está em funcionamento desde 2009.

O “Selo Prêmio ANA: Vencedor” atesta a qualidade do trabalho e o reconhecimento da excelência ambiental da iniciativa.

Para Samir a vitória representa o reconhecimento de um trabalho de uma década de atividades que conta com a colaboração de diversos outros profissionais da autarquia e entidades parceiras. “É uma emoção que não dá para explicar, ser o primeiro lugar do Brasil vencedor do Prêmio ANA 2020 na categoria Governo. É um sentimento tão bom que valeu toda a caminhada de 10 anos, muita luta, muitos sonhos, muita gente boa e agradecer em especial cerca de 20 entidades que deram apoio”, comemorou o coordenador do projeto.

Redução de crises cíclicas
O projeto “Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense” está conseguindo bons resultados na redução das crises cíclicas de falta de água para atividades escolares e para a produção da agricultura familiar da região.

Conhecido pela fartura de água, com a imagem exuberante de rios, lagos e lagoas, o Pantanal Mato-Grossense, sofreu grandes queimadas nos últimos anos e enfrenta uma de suas piores secas nos últimos anos. A segurança hídrica tornou-se uma prioridade na microrregião do Alto Pantanal.

Principalmente de maio a outubro, quando a seca dura em média seis meses, os corixos (pequenos lagos formados na época das chuvas) podem sofrer contaminação, enquanto a captação subterrânea é difícil, devido à profundidade do lençol freático, havendo apenas água salobra.

O projeto do Incra/MT buscou resolver o problema com alternativas ambientalmente sustentáveis: foram selecionadas e implementadas diversas tecnologias sociais sustentáveis, como captação da água da chuva, cisternas, barraginhas da Embrapa, lago de uso múltiplo, biofossa e reservatório para piscicultura.

Resultados
As tecnologias sociais sustentáveis implementadas de forma integrada estão sendo fundamentais para a agricultura familiar e para o meio ambiente da região, visto que cada uma contribui para uma determinada solução.

Os dados do Incra/MT apontam que entre 2009 e 2018 foram atendidos sete assentamentos na região do Alto Pantanal. Cerca de 360 famílias e 500 alunos de duas escolas do campo no município de Cáceres (MT) também se beneficiadas.

“Esta premiação reconhece que as tecnologias sociais implantadas estão conduzindo a resultados sustentáveis. Em especial no acesso à água, no aumento de renda na agricultura familiar e na diminuição do êxodo rural. Mas para essa transformação continuar é fundamental incluir todas essas tecnologias sociais na educação escolar e comunidade, para que a próxima geração tenha novos conceitos ambientais e prossiga a mudança”, considera o engenheiro agrônomo do Incra/MT.

Segundo Prêmio
Com o Prêmio ANA2020, O projeto “Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense” alcança seu segundo reconhecimento. Em 2018 ganhou o primeiro lugar do 7º Prêmio Melhores Práticas A3P, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). http://a3p.mma.gov.br/resultado-do-7o-premio-melhores-praticas-a3p-2018/

A iniciativa é fruto de parceria firmada entre o Incra/MT, o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam Cuiabá), a Justiça Federal de Cáceres, a Justiça Estadual de Cáceres, o World Wildlife Fund (WWF), o Consórcio Nascentes do Pantanal (São José dos Quatro Marcos), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), a Prefeitura de Cáceres, a secretaria estadual de Educação (Seduc-MT), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal (MPF).

Assessoria de Comunicação Social do Incra e Incra/MT
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404

Agricultura e Pecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário