5 de fevereiro de 2021

Geraldo Lucio apresenta alternativas de se praticar Turismo Regional em Mato Grosso, iniciando por Cuiabá.

Geraldo Lucio.

Meus queridos seguidores deste blog a proposta aqui nesta publicação é de apresentar para vocês algumas  sugestões de se praticar um  Turismo Regional  podendo ser de bate e volta  ou por opção se alguém quiser optar em estender o roteiro interligando é lógico que terão que usar algum meio de hospedagem.

Vamos ver aqui nesta publicação que o turista estando em Cuiabá ou em qualquer uma das cidades aqui citadas, pode se deslocar num raio de até 250 km do seu local de origem saindo bem de manhã no nascer do sol que no final da tarde ou início da noite poderá ter realizado um Turismo Regional de qualidade em Mato Grosso.

Aqui o meu foco foi de apresentar as opções e oportunidades para alguém que esteja na cidade de Cuiabá, portanto todas as referências de quilometragem foram baseadas em Cuiabá. O final de cada roteiro  irá culminar com a  noite que pode se aproveitado na noitada CUIABANA é lógico que isto deverá ser feito com muita moderação, principalmente neste período de PANDEMIA em que precisamos atender normas e protocolos de segurança de saúde.

Vocês verão que não vou me ater aqui em questões logísticas, muito menos de preços, somente em informações básicas e genéricas, espero com isto ser útil.

Então amigos vamos viajar pela região de Cuiabá, certo ? 

A próxima publicação de sugestões  de  alternativas  será para outras regiões do estado tendo como base sempre um município que possa centralizar e liderar esta este processo, vou elaborar em breve, aguardem !

O município de  Cuiabá é muito conhecido pela sua diversidade de oferta gastronômica na culinária regional ,  com  dos pratos a base de peixes, os restaurantes funcionam durante o dia com extensão para a chamada noitada CUIABANA, inclusive com diversas casas de shows e eventos, a cidade tem  quatro Shopping Center para aqueles que preferem esta modalidade de espaço comercial e gastronômico.
Cuiabá oferece aos munícipes e visitantes várias opções de lazer entretenimentos  ao dia e a noite.

Cuiabá

Como eu sou um mateiro e amante da ruralidade vou apresentar também algumas possibilidades de se acessar e praticar um turismo no o espaço rural  e natural, como é o caso da Comunidade Tradicional São Gonçalo Beira Rio, com Turismo Cultural, ( Grupo Flor Ribeirinha) gastronômico,(Vários Restaurantes com Peixes)  Artesanato em Cerâmica, Contemplação do Rio Cuiabá e Pesca

São Gonçalo Beira Rio.

 Coxipo do Ouro agora com acesso todo pavimentado e com Ciclovia, se apresenta como um ótimo destino turístico, no Coxipo do Ouro existe além dos restaurantes com comidas típicas regionais  um apelo cultural e para banhos no rio, no entorno da Comunidade já se tem algumas pousadas rurais.

Foram pavimentados 8,5 quilômetros no trecho que vai da MT-251, na estrada de Chapada dos Guimarães, até a entrada do Distrito do Coxipó do Ouro. Também foi implantada uma ciclofaixa com extensão de 7,76 quilômetros.

Comunidade Coxipo do Ouro
Comunidade Coxipo do Ouro
Comunidade Coxipo do Ouro
Comunidade Coxipo do Ouro

Na mesma região com saída em estrada de terra para Cuiabá, você poderá conhecer a Comunidade Tradicional Arraial dos Freitas, a Comunidade do Morro São Jerônimo e a Ponte de Ferro Velha.   

Arraia dos Freitas

Comunidade Sao Jerônimo

Na capital Cuiabá, por sua vez, os parques de caminhadas ( Mãe Bonifacia,  Parque  das Águas, Parque Tia Nair, Parque Masairo Okamura, Parque Ze Bolo Flo Horto Florestal), são lugares de encontros de, amigos,  famílias e visitantes para Caminhadas na Natureza.

Parque Mãe Bonifácia

Parque Masairo Okamura.
Parque das Águas

Parque Tia Nair 

Horto Florestal
Horto Florestal

Os Parques aquáticos Sesi park ou Acqua Park são alternativas para amenizar o calor.

Aqua  Park

Sesi Park

Para os amantes amantes de Shop Center, Cuiabá te apresenta quatro opções e Várzea Grande apresenta uma opção.
Shopping Goiabeiras 

Shopping Pantanal 

Shopping Três Américas

Shopping Estação Cuiabá.

Shopping Várzea Grande.

 Várzea Grande apresenta - se com dois circuitos de restaurantes a base de peixes sendo: Comunidade Bom Sucesso.

Bom Sucesso

Passagem da Conceição um roteiro gastronômico às Margens do Rio Cuiabá ao lado de Várzea Grande. 

Passagem da Conceição


 O restaurante Mirante das Águas às Margens do Rio Cuiabá.
Mirante das Águas.

Nas mediações de Cuiabá, existem algumas comunidades quilombolas que as vezes passam despercebidas pela sociedade, mas que vale a pena conhecer, neste caso e importante agendar a visitação: Quilombolas do Mata Cavalo - Mutuca - Nossa Senhora do Livramento , ( Laura   65 99613-0360)
Quilombolas Capão Verde - Poconé, (Andreia 65 99993-9312)
Quilombolas Campina de Pedra, Poconé
O que ver lá? Uma cultura diferebte que é a quilombola, vivência, gastronomia, produção associada ao Turismo, trilhas  de natureza, agricultura tradicional e muito conhecimentos tradicionais. Vai valer  a pena. 

Quilombo MUTUCA
Quilombo MUTUCA.

Quilombo Capão Verde

Quilombo Capão Verde

Quilombo Campina de Pedra.

Se você é um  amante da natureza poderá  visitar o município de Chapada dos Guimarães à 67 km de Cuiabá com  vários rios e cachoeiras.