27 de fevereiro de 2021

Seadtur, Empaer e Prefeitura de Jaciara realizam visitas e reuniões técnicas em Turismo Rural

Equipe da SEADTUR, EMPAER, PREFEITURA  e Empresária do Canion das Índias, Sítio Maravilha de Deus.


Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2021, servidores da SEADTUR, Empaer e Prefeitura de Jaciara fizeram várias visitas técnicas seguidas de pequenas reuniões para Agricultores  Familiar em Jaciara.
Café da manhã na casa do Secretario Municipal de Planejamento,
Desenvolvimento Econômico e Turismo com o Diretor de Turismo.


As visitas e reuniões serviram de balizamento para a realização de um inventário rápido sobre a oferta de Turismo Rural, Produção Associada ao Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura no referido município.

Este evento  foi demandado  junto à SEADTUR pela Prefeita Municipal de Jaciara Andreia Wagner e do Deputado Estadual Max Russi.


Com a demanda oficializada o Secretário Adjunto de Turismo da SEADTUR Jefferson Preza Moreno  encaminhou técnicos para realizar o  inventário e apresentar um relatório de atividades passíveis de serem realizadas a curto e médio prazo.

Para que a ação pudesse ser realizada com sucesso a SEADTUR envolveu a Empaer local é também a Secretaria e Diretoria de Turismo local.


Foram visitados com reuniões vários assentamentos rurais e localidades com potenciais para o desenvolvimento do Turismo Rural. ( Assentamento Maravilha, Canion das Índias, Cachoeira Maravilha, Assentamento Piloto, Vale do Chico, Cachoeira Almas Gêmeas, Pesque e Pague do Aleixo dentre outros.).
A Superintendência e Coordenadoria de Estruturação e Formatação de Produtos Turísticos da SEADTUR  pretende dar uma resposta da visita em um curto espaço de tempo, pois esta visita  foi pautada em uma proposta de Projeto que segue abaixo alguns itens de sua elaboração :

JUSTIFICATIVA, Necessidade de se realizar um Estudo que demonstre a  viabilidade Técnica,  Social, Ambiental e Econômica que culmine com um projeto de turismo rural como alternativa de renda para a agricultura familiar no Município de Jaciara – MT.

PROBLEMA, No município o Turismo já acontece à muitos anos, porém está focado no segmento de aventura, o desafio é de se ter outras alternativas que possam apresentar aos turistas novas oportunidades de Produtos e Atividades Turísticas. 

 OBJETIVO GERAL, Realizar o Estudo de  viabilidade para um projeto de turismo rural como alternativa de novos produtos, atividade turísticas e de trabalho e renda para a agricultura familiar no Município de Jaciara - MT

O Conteúdo total do projeto apresenta metas e estratégias de ação na qual a primeira foi realizada nestes dias 24 e 25 de Fevereiro, finalisa Geraldo Donizeti Lucio o agente técnico  da SEADTUR que esteve no coordenação da visita.

GALERIA DAS FOTOS 

Click na Foto para Ampliar 

Click na Foto para Ampliar

Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar
Click na Foto para Ampliar


INFORMACOES GERAIS DO MUNICÍPIO

O município de JACIARA é um dos mais aprazíveis do sudeste mato-grossense. Dotado de um clima tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a agosto, sua precipitação anual é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril.

Estas características permitem que o município proporcione aos seus visitantes banhos de cachoeira, vôos panorâmicos sobre seus vales durante o dia e um lindo pôr-do-sol no cair da tarde.

No período de maior precipitação, o clima fica mais ameno, com registro de temperaturas entre 22ºC e 25ºC, atraindo turistas para as cachoeiras, fazendas, pinturas rupestres, cavernas e diversos clubes de águas thermais a 10 km do centro da cidade, no município vizinho de Juscimeira – MT.

DADOS 

O município foi fundado no ano 1958, tem uma altitude de 367m a 400m, e possuir uma população de 25.666 habitantes
Área Total: 176.804,39 hectares, a densidade  Demográfica é de 13,83 hab/km², o CEP praticado é 78.820-000 o 
DDD é 66, a distância da capital Cuiabá e de  140 km e o IDH-M é 0,788

A GEOLOGIA

Observa-se que de acordo com as formações geológicas da região do município de Jaciara, segundo ZSEE (MT, 2001), (está inserido no Grupo Paraná e Formação do Furnas).  As características geológicas da região contribuíram para que as áreas inseridas no município apresentassem características geomorfológicas que resultam em formas de relevos exuberantes. Registrando a presença de serras e cavernas, com possibilidades para a prática do turismo contemplativo e ecoturismo.

A GEOMORFOLOGIA

BRASIL, (1982) E ZSEE/ MT (2001), aponta o município com a inserção na Unidade Geomorfológica do Planalto dos Guimarães, apresenta área de relevo razoavelmente elevada, com suave caimento, dissecado em forma tabular. As bordas da Serra dos Coroados e São Jerônimo se articulam a Oeste com a Depressão do Rio Paraguai, delineando uma feição cuestiforme. Em toda sua extensão o município apresenta 65% de áreas praticamente planas, 30% de áreas levemente onduladas e apenas 1% consideradas inaproveitáveis, registra-se uma altitude que varia de 367m na sede do Município a 980m na região do prata.
 

A VEGETAÇÃO  PREDOMINANTE

De acordo com o Macedo, (1995), os ecossistemas mais importantes no município são: Cerrados, Matas Ciliares e de Transição.
Analisando o mapa da vegetação do ZSEE/ MT (2001), observa-se que a vegetação típica do Cerrado ocupa a maior parte do município, caracterizado pela Savana Arbórea Aberta.


Textos e fotos: Geraldo Donizeti Lucio da SEADTUR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário