EMPAER-MT E CONSÓRCIO NASCENTES DO PANTANAL TÊM APOIADO A ATIVIDADE TURÍSTICA REGIONAL.

Encarar os desafios como oportunidade, essa têm sido a ação de alguns empreendedores da região turística do Vale do Cabaçal. Esta região é composta por cinco municípios do Oeste Mato-Grossense, Mirassol D’ Oeste, Quatro Marcos, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D’ Oeste, além de Curvelândia que está se preparando para atender os requisitos do Ministério do Turismo para fazer parte do Programa de Regionalização do Turismo, isto é, estas cidades querem desenvolver o Turismo como uma atividade econômica.

Possuindo um Turismólogo (profissional graduado em Turismo), a Empaer-MT tem atendido as cidades da região tendo ainda o fortalecimento da atuação por meio do acordo de cooperação firmado em fevereiro deste ano com o Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal para dinamizar atividades desenvolvidas pela Empaer-MT nos municípios que o compõe, tendo o Turismo como uma das atividades a serem fortalecidas em sete cidades da região.

Reunião com o Coordenador de Turismo Municipal

Esquerda: Extensionista Robson Jr. Hartmann e Coordenador de Turismo de Curvelândia: Casseano Germano Dos Santos.

Para atender uma solicitação do senhor Casseano Germano Dos Santos, coordenador da pasta de Turismo do município de Curvelândia, o Extensionista e Turismólogo da Empaer-MT, Robson Junior Hartmann esteve reunido na última segunda-feira (15/02) na secretaria de turismo e meio ambiente da cidade. Na ocasião foram apresentados os requisitos do Programa de Regionalização do Turismo, a necessidade da reativação do Conselho Municipal de Turismo e principalmente, encontrarmos uma maneira de finalizar a formatação da Caverna do Jaboti, que necessita do plano de manejo e posteriormente a criação de todo o programa de operação e venda do atrativo que tem o potencial de ser o destaque da região turística, fortalecendo todo setor regional.

Visita ao Balneário Barreirão

Após a reunião fomos visitar um novo empreendimento da cidade, um Balneário. Seguindo pela MT-170 sentido Curvelândia/Cáceres, a cerca de 18km, do lado direito tem uma pequena placa indicando o nome da comunidade, Barreirão, é estrada de terra e a gente anda mais um pouco para chegar. Antes da entrada tem uma comunidade tradicional chamada Santa Rita. Ali tem um posto telefônico abandonado que foi inaugurado em abril de 1995, só uma curiosidade.

O balneário é um local antigo de banho da comunidade e da população de Curvelândia. O próprio Casseano me disse que quando jovem vinha de bicicleta tomar banho no local. Com o tempo o antigo proprietário deve ter perdido o interesse, pois ficou por mais de 20 anos abandonado, até que no início do ano passado o senhor Julio Cesar Solochinski (Polonês) adquiriu a propriedade.

Logo que chegamos no local quem vem nos receber é sua esposa, a Sra. Claudete Solochinski, bem receptiva e conversadeira nos diz que o Julio estava na lagoa. Andando até o final de um grande tablado que servirá futuramente de área do restaurante, encontramos ele com seu filho, até a cintura dentro da água limpando o local.

Quando me apresento ele logo fala: “Olha, estava pensando hoje ainda em ir na Empaer para ver se alguém pode me ajudar! Que bom que você veio”. E ao se aproximar um pouco mais diz que a maior dificuldade deles no momento é a energia, que por quatro vezes já foi na concessionária de  energia pedir a ligação mas não consegue. Um dos motivos é que o Balneário fica numa tríplice divisa, de um lado fica Curvelândia, do outro Mirassol e à frente Cáceres. Também tem a questão que a propriedade foi desmembrada em quatro partes e não foi inventariada. Outro empecilho é que a concessionária diz não ser possível puxar uma rede até o local, pois já existe um padrão na capela da comunidade Barreirão, cerca de 1km acima. A dona Claudete diz que se chegar a hora de abrir e a energia não estiver ligada, pretende improvisar deixando um freezer no vizinho e baldeando as bebidas para outro freezer no local. Para construir a rede de energia estão até pensando em fazer um financiamento, cerca de R$ 12 mil. Pediu se eu podia ver sobre um fomento para micro empresas que escutou no rádio, pelo programa a voz do Brasil.

Passados esses momentos ele nos conta seus planos. Diz que quer ter uns dois tanques de peixe dentro do próprio rio e que quando abrir o local vai servir porções de peixe e passeio de pedalinho. Também vão construir um aquário natural para observação dos peixes.

Entusiasmado e também pensativo, diz que um fim de semana desses deixou algumas pessoas entrarem e que no próximo fim de semana tinha mais de 200 pessoas no local, ai ele não permitiu mais o acesso enquanto não haver segurança por parte dos decretos e da disponibilidade de uma vacina.

Conversei que há um protocolo de segurança elaborado pelo Ministério do Turismo para que empreendimentos turísticos como os balneários pudessem atender de forma segura. Em Mirassol D’ Oeste por exemplo, os Balneários o adotaram e apresentaram um plano de ação que especifica a capacidade de carga do local e o agendamento prévio para entrada.

O nome do futuro atrativo vai ser Balneário Barreirão, pois é assim que o pessoal conhecia antes e por conta do nome da comunidade onde ele se encontra. Eles construíram, com orientação dos órgãos ambientais, um tablado alto de madeira onde fica as mesas do restaurante e dá acesso por uma escada ao lago para que, posteriormente quem quiser tomar banho ou andar de pedalinho possa descer. Marceneiro de profissão, o Sr. Julio fez tudo bem organizado. O ambiente recebe a visita de passarinhos coloridos que já estão chocando nos ninhos pendurados na árvore. Tem banheiros, churrasqueira e mesas embaixo da árvore. A paisagem é bonita de se admirar, vai ser um ótimo local para passear com a família.

Como foi a primeira visita não quis dar muitas orientações, até porque pretendo voltar assim que obtiver algumas respostas sobre os tanques de peixe, a energia e a linha de financiamento, mas o local tem capacidade de oferecer passeios de barco, observação noturna, cavalgada, safari fotográfico, caminhada, torre de observação, eventos.

Destaco que em Curvelândia há o restaurante rural da Sra. Suelene Leal Souza, o Deck Pub, que atende a mais de quatro anos e que irei apresentar em uma próxima postagem, mas vocês podem entrar em contato para saber mais pelo seguinte número telefônico: (65) 99619-1986

CONHEÇA O ATRATIVO

Balneário Barreirão

Não está atendendo no momento mas ligue para se certificar pois pretendem operar em breve.

Possui: Local para banho, contemplação, restaurante (servirá porções). Não permite entrar com bebidas.

Como chegar:

Saindo de Curvelândia pela MT-170 sentido Cáceres, segue 18km. Entrada do lado direito. Seguir pela estrada de terra (Estrada do Barreirão) por mais 3km.

Localizador: -15.745178, -57.884520

Valores:

Day Use R$ 5,00

Haverá venda de bebidas e porções

Contatos:

065 9 9925-0335 (Ligação e WhatsApp)