4 de dezembro de 2020

Os jardineiros voadores da floresta tropical

Um morcego-das-frutas come uma fruta de uma árvore


Tempo 0:00
Carregado: 0%
Progresso: 0%
Duration 0:00

COMO qualquer jardineiro sabe, um cultivo bem-sucedido depende de semear no local certo e na época certa. Por mais estranho que pareça, na floresta tropical, uma das formas mais eficientes de semear é feita à noite — e do ar. Os jardineiros voadores que semeiam dessa forma são os morcegos-das-frutas do Velho Mundo — alguns deles conhecidos como raposas-voadoras. *

Como espalham as sementes

A maioria dos morcegos-das-frutas sobrevoa a floresta à noite, procurando árvores com frutas apetitosas ou com flores cheias de néctar. Nessa busca aérea, os morcegos comem as frutas e defecam as sementes e a polpa não digerida. Eles também polinizam as flores enquanto sugam o néctar de que tanto gostam, completando assim seu serviço de jardinagem.

Os morcegos-das-frutas podem cobrir grandes distâncias durante a noite, por isso, conseguem espalhar sementes sobre uma enorme área. Visto que processam algumas sementes em seu sistema digestório, os morcegos também fornecem um “fertilizante” que ajuda as sementes a germinar. Não é de admirar que muitas plantas da floresta tropical dependam dos morcegos para polinizar suas flores e espalhar suas sementes.

 Já que vão tão longe em busca de alimento, os morcegos-das-frutas precisam ter uma excelente habilidade de navegação e uma visão aguçada. Em ambientes com pouca luminosidade, eles conseguem enxergar melhor que os humanos e até mesmo perceber algumas cores. Eles não se importam de voar de dia ou à noite.

Vida em família

Um morcego-das-frutas

VOCÊ SABIA? Diferentemente de muitos outros morcegos, os morcegos-das-frutas não usam a ecolocalização para encontrar seu alimento, mas sim o olfato e a visão; aliás, seus olhos grandes são bem convenientes à sua atividade noturna

O morcego conhecido como raposa-voadora-de-samoa tem uma única parceira por toda a vida. Assim como observado em outras espécies de raposas-voadoras, a fêmea cuida muito bem de seu filhote, carregando-o consigo por algumas semanas e amamentando-o quase até a idade adulta. No caso de duas espécies de morcegos-das-frutas, uma fêmea que está para dar à luz até mesmo recebe a ajuda de outra fêmea como “parteira”.

Infelizmente, muitas espécies de morcegos-das-frutas estão ameaçadas de extinção, em parte por causa da destruição de seu habitat. Nas ilhas do Pacífico Sul, seria catastrófico se esses morcegos desaparecessem, pois acredita-se que algumas espécies de plantas dessas ilhas não poderiam ser polinizadas sem eles. Com certeza, o trabalho desses jardineiros voadores nunca deve ser menosprezado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário