22 de dezembro de 2020

O NATAL NÃO É UMA DATA DE AMOR GENÉRICO E NEM DE CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL!


@pedrolucasdulci
.
Existe um fator crucial para a perda do verdadeiro significado do Natal que pouquíssimas pessoas estão conscientes dele — e que faz com que seja tão sinistro e fatal.
.
E não pense que vou falar das dinâmicas da nossa sociedade pós-cristã. Já se tornou um clichê dizer que secularização e as pressões da indústria cultural tentam recorrentemente sufocar o verdadeiro significado do Natal. Qualquer um consegue perceber isso, e já não se trata mais de uma crítica tão inteligente — apesar de estarmos longe de conseguir viver de modo diferente dessa cultura de consumo. 
.
Uma razão anterior, mais fundamentos e também responsável pelo agravamento da secularização do Ocidente é: nossa fragmentação teológica. Nós, simplesmente, não temos dimensões bíblicas profundas para explicar a necessidade do nascimento do Messias.
.
O fato da igreja evangélica brasileira ser extremamente pobre em sua Teologia Bíblica — isto é, sua capacidade de articular de maneira orgânica os diferentes temas presentes em toda a narrativa bíblica — não só nos faz incapazes de compreender a profundidade do nascimento do Rei Messias, como também é o que colabora para que a sociedade Ocidental caminhe a passos largos à secularização.
.
As pessoas transformam o Natal em uma data teologicamante desubstancializada e reduzida à mera fraternidade universal que pode ser vivida em reuniões de confraternização no fim do ano. Nada do natal aponta para isso!
.
Um dos textos bíblicos mais chocantes nesse assunto, que começa a sinalizar a dimensão cósmica do que estamos lidando é Josué 24. Ali, na renovação da aliança de Deus com seu povo, após todos terem ouvido as palavras da Lei e jurado obediência, Josué fala na cara de Israel: vocês não vão conseguir cumprir a aliança (v.19). E não é nada de errado com vocês não! É bom Deus mesmo! É porque Deus é santo, zelo e não permite que o mal fique impune! Isso fará com que Ele não suporte o seu pecado e te responsabilize por todo mal — lhe tirando da presença dele, conforme ele fez séculos depois no exílio.
.
Ali já estava claro que seria necessário uma nova administração da aliança, não mais no sangue de bodes e ovelhas, nas no sangue do Messias que precisaria ser entregue por nós!
.
O nascimento do belo bebezinho de Nazaré aponta para a necessária encarnação de Deus como única condição de possibilidade para a realidade voltar à ordem original. O Natal aponta para o corpo de Jesus que seria partido no meu e no seu lugar para que nenhum outro corpo precisasse ser partido e que, mesmo se morrêssemos, em Cristo, viveríamos!
.
Esse é o significado do Natal que somente à luz de todo o drama cósmico revelado nas Escrituras tem condições de nos fazer entender!
.
Muitas pessoas estão anos na igreja e ainda reduzem o Natal a uma mesa comemoração de fraternidade universal de fim de ano porque não aprenderam a enxergar em cada página das Escrituras o Deus trino pelejando pelo restabelecimento do seu reinado usurpado pelo pecado. O Natal é sobre essa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário