25 de novembro de 2020

Curso de capacitação em Gestão de Projetos auxilia servidores da Sedec


As técnicas de gerenciamentos de projetos baseados no PMBOK* devem aumentar a eficiência dos trabalhos da secretaria
Tuani Nunes* | Sedec-MT

- Foto por: sedec
A | A

Servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), participaram de curso de capacitação de Gestão de Projetos na segunda-feira (23.11) e na quarta-feira (25.11).

De acordo com um dos palestrantes, Paulo Ferreira, gestor do Núcleo de Gestão Estratégicas para Resultados (NGER), o treinamento tem como objetivo aumentar a eficiência dos trabalhos na secretaria. “Nosso objetivo é mostrar as técnicas de gerenciamento de projetos, baseados no Project Management Body Of Knowledge (PMBOK), para melhorar na condução dos projetos dos coordenadores, superintendentes, gerentes e técnicos ”, comenta.

O primeiro encontro foi realizado na segunda, onde foi explicada a parte teórica, como o que é projeto, quais são áreas de conhecimento e como ele se organiza. “Esse tipo de conhecimento é importante para que o servidor mais tarde consiga aplicar a parte teórica na prática”, assegura, Adoniram Judson Almeida assessor técnico na Unidade de Prospecção de Novos Negócios e Capacitação de Recursos, que também é palestrante do evento.

No segundo dia, o foco foi a metodologia, quais os documentos são necessários para o projeto e quais são os caminhos que ele percorre até ser aprovado.

Para a coordenadora de Produção Agropecuária e Florestas Plantadas, Laura Stella Ferreira de Azevedo e Silva, o curso é de extrema importância. “Esse curso acabou se tornando muito importante para tirar as dúvidas”, comenta. A servidora menciona ainda que não sabia que em projetos se deve calcular tantos os riscos negativos como os positivos e por isso acabou “travando” no termo de abertura do projeto (TAP). No entanto, agora se sente mais segura para prosseguir com o documento.

É provável que aconteça um terceiro encontro com turmas separadas pela adjuntas. “Eles irão escolher um projeto e então será aplicado a nova metodologia para que mais tarde eles executem com mais segurança”, explica. A data será combinada entre as equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário