RECANTO COMPOSTELA

RECANTO COMPOSTELA

A história é a minha maior fonte de inspiração, viajando por alguns países sempre em busca de novos conhecimentos e significados, conheci muitos países da Europa e cada um tem uma cultura diferenciada e nos traz ensinamentos extraordinários. Em uma das viagens que fiz na condição de mochileiro caminhando pelas montanhas francesas e espanholas cheguei a Galícia espanhola.

Nessa viagem eu cheguei em Santiago de Compostela, capital da província galiciana, berço da família Andrade, tive o privilégio de conhecer uma paróquia que o padroeiro é Santiago de Andrade, bem próximo a Porto Marins. Fiquei encantado com a Espanha uma gastronomia rica, um folclore encantador e um povo acolhedor.

Lá, descobri o significado de Compostela, pois Santiago está relacionado ao apóstolo Tiago que logo após a morte do mestre Jesus juntamente com seus seguidores saiu da Galileia em direção a região da península Ibérica e ali começou a pregar o cristianismo.

Era uma região ocupada por muçulmanos e levar o evangelho do cristo era uma difícil tarefa que por vários anos fora desenvolvido por Tiago e seus seguidores, que avançaram pelo Galícia enquanto os muçulmanos que não se converteram aos cristianismos foram recuando.

Alguns anos depois, Tiago voltou a Galileia, foi assassinado e seus seguidores atendendo um desejo do líder transportaram seu corpo até a Galícia onde o sepultaram, em um pergaminho foi escrito o nome dele e outras informações que pudessem ser uma referência no futuro.

Alguns anos depois, os pastores de ovelhas percebiam que em um determinado local todas as noites desciam estrelas e foi despertando curiosidades até que alguém procurou estudiosos da época para que presenciassem aquela cena que se tornara comum, todas as noites sempre no mesmo horário as estrelas desciam naquele lugar.

Os pesquisadores começaram a fazer escavações, pois era uma região montanhosa e em um determinado dia encontraram um pergaminho que dizia que ali estava sepultado o corpo de apostolo Tiago, o que foi imediatamente comunicado ao Vaticano que mandou seus emissários para constatação dos fatos.

Logo que certificou-se de que ali estava o corpo de Tiago, foi ordenado por líderes de Roma que isolassem a área e que continuassem as escavações. Começaram acontecer os milagres atribuídos a Santiago, e Roma tratou de construir uma capela e aos poucos as pessoas foram mudando para as imediações em busca de milagres.

Foi aí que surgiu novo sobrenome dado ao novo santo, Santiago de Compostela (encontro de estrelas).

Diante desse conhecimento e de um novo desafio, fiz uma escolha. “Compostela” significa encontro de estrelas e “Recanto” (canto ou lugar mais afastado, mais tranquilo aonde você pode esconder-se do tumulto do dia a dia) motivo que me levou a escolher “Recanto Compostela” como nome do nosso espaço.
Conheça um pouco mais em @recantocompostela.

(foto freepik)