10 de junho de 2020

Turismo Rural e a produção: Cooperativa Canudos - MATO GROSSO


A Cooperativa de Produção Agropecuária Canudos – COOPAC, uma cooperativa formada por 10 famílias (23 associados) do Assentamento 14 de Agosto na cidade de Campo Verde, foi fundada em 15 de março de 1998 fruto de um processo de discussões que começou na fase de acampamento (o 1º Acampamento organizado pelo MST no Mato Grosso). Estas famílias decidiram organizar a produção de forma coletiva, tendo como principal atividade a organização da produção com vistas ao desenvolvimento econômico e social das mesmas. O trabalho na cooperativa é organizado por setores:
Produção Agrícola: engloba todo o trabalho referente aos plantios de culturas como hortaliças e lavouras anuais sendo o principal produto o milho verde com produção de 200 sacas de 100 espigas por semana.

Pecuária: produção de animais sendo gado de leite, suínos, ovinos e gado de corte.

Agroindústria: responsável pela transformação e agregação de valor a produção de mandioca e cana de açúcar, hoje produzimos farinha 02 tipos e derivados de cana sendo melado, rapadura, açúcar mascavo e cachaça. A farinheira tem capacidade de produção de 1000 kg dia e de cana produz 250 litros de cachaça e 200 kg de derivados por dia.

Apoio e serviços: serviços prestados a cooperativa como aluguel máquinas e veículos, refeitório, embelezamento e jardinagem, compras coletivas e construção e reforma de instalações.

Administração: gestão administrativa e financeiros da cooperativa.
A cooperativa produz:
Banana cerca de 50 caixas por semana

Milho verde 200 sacas de 100 espigas por semana

Verduras de caixaria 50 caixas por semana

Rapadura 200 kg dia no período de maio a novembro

Cachaça 250 litros por dia de maio a novembro

Farinha de mandioca 600 kilos por dia

Leite 300 litros dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário