2 de junho de 2020

No Pós Pandemia - O Turismo Interno será uma redenção do Turismo em Mato Grosso.

Por: Geraldo Donizeti Lúcio
Blog: Turismo Rural - MT


O turismo interno, também conhecido como, turismo doméstico ressalta a importância da cadeia do turismo na viagens para a geração de empregos e também a diversidade da oferta turística, que reúne atrativos de um mesmo padrão ou não dos destino 

O turismo interno estará se consolidando em viagens de brasileiros pelo Brasil e de moradores de um determinado estado no seu próprio estado, de forma que façam parte da cesta de consumo do turismo (visitantes). 

Atualmente as viagens domésticas disputam o orçamento do consumidor não só com bens de consumo e serviços no turismo, como também com as viagens internacionais. 

Portanto, o que já era uma tendência natural de comportamento no mercado turístico, irá ser uma grande realidade no advento pós pandemia do CORONA VÍRUS, as evidências mostram que será bom para os turistas viajarem pelo Brasil e nos seus estados, de uma forma mais seguras, uma vez que em viagens domésticas e regionais é possível ter uma leitura mais sucinta do destino e do produto a ser visitado. 

Outro fator é com os aspectos burocráticos, por exemplo com relação à viagens internacionais, além da segurança no quesito saúde, pode – se desfrutar das viagens, sem a necessidade de passaporte e vistos. 

O turismo interno ou doméstico, trata-se de um mundo de aventuras e atrações, cultura e tradições, sabores e experiências, com ênfase na diversidade turística do destino à ser visitado e reforça a importância do setor para a retomada da geração de empregos e do crescimento econômico. 

O Estado de Mato Grosso, com a sua grandeza territorial, com quase um milhão de km quadrado, com 03 biomas, 03 bacias hidrográficas e regiões impares com atrativos naturais, culturais e gastronômicos, é um exemplo de como pode oferecer opções a este segmento emergente. 

Porém é de suma importância que neste momento ainda de pandemia que se realize uma campanha pelas mídias sociais através dos aplicativos afins, impressa e especializada, no preparo dos atores que poderão ser protagonistas deste processo, tanto do lado da oferta como da demanda dos produtos turísticos, para que no pós pandemia este segmento esteja pronto para operar. 

As mídias sociais são importantes mas é interessante também que se tenham materiais impresso para serem disponibilizado para o trade ampliar a visibilidade do turismo interno. 

As peças promocionais pode ser constituídas de pequenos vídeos e publicados na internet e ou veiculados em: aeroportos, rodoviárias e canais fechados de televisão. 

A união e participação de forma efetiva do trade turístico é importante nesta fase, as peças promocionais devem ser direcionadas para o segmento destacam a importância da atividade turística para a economia do estado, do município e do país . 

Afinal o turismo é um grande gerador de empregos e renda e é uma das principais alternativas para a retomada da economia. 

Tenho certeza que o Governo do Estado através da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, o Ministério do Turismo, também estarão inserido neste processo e também disponibilizarão, seus serviços especializados parta formatação e qualificação dos destinos e produtos turísticos , produção de materiais publicitários poderão ser usados junto as agências e operadoras de viagem de turismo. hotéis, transportadoras, guias de turismo, enfim no sistema turístico todos os setores da sociedade tem que estar juntos. 

O período pós pandemia requer, criatividade e reinvenção, para atender ("O NOVO NORMAL"),  a nova normal maneira de viver o turismo. (TURISMO INTERNO).

Texto: Geraldo Donizeti Lúcio 
Blogueiro.
Economista
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da SEADTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário