6 de abril de 2020

Adiamento das eleições: tese de Silvio Fávero ganha reforço do jurista Ives Gandra!

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra


O deputado estadual Silvio Fávero chegou a ser criticado nos gabinetes da Assembleia Legislativa e nas redes sociais pela defesa intransigente que fez do adiamento das eleições municipais.

“Não haverá ambiente para realizar o pleito municipal em outubro próximo sem a exposição dos eleitores e serventuários da justiça eleitoral ao risco d contágio do coronavírus”, argumentou o parlamentar. 

Outra preocupação de Fávero é com o alto custo do pleito eleitoral. Segundo ele, “todo esse dinheiro, inclusive o Fundo Eleitoral, pode e deve ser canalizado para o combate ao coronavírus e para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social”. 

Quem bravateou que a tese de Fávero não tinha suporte legal e que seria uma bandeira populista, agora vai precisar desconstruir os argumentos de Ives Gandra, que é considrado um dos maiores juristas do país.

Em entrevista a IstoÉ, Gandra não defendeu o adiamento das eleições municipais.

O jurista foi mais radical: “para mim, devemos prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos para 2022 e realizarmos eleições gerais para todos os cargos de uma vez só” 

Diante da crise política e da pandemia, o senhor acha que as eleições de outubro devam ser adiadas? perguntou ao jurista Gandra o repórter da IstoÉ. 

- Acho que elas já estão adiadas. Tóquio também disse que não adiaria as Olimpíadas de julho e adiou. O pico da crise do coronavírus começará a cair no final de agosto ou começo de setembro. Como é que poderemos ter eleições em outubro? Apesar dos ministros do TSE dizerem que ainda é prematuro falar em adiamento, não há a menor condição de termos eleições. Como vamos realizar convenções e comícios? Para mim, devemos prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos para 2022 e realizarmos eleições gerais para todos os cargos de uma vez só. As nossas urnas eleitorais são rápidas e haverá, inclusive, menos gastos com campanhas eleitorais -, respondeu Gandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário