23 de março de 2020

Lista de frutas ácidas - Quais são as frutas ácidas

Nutricionista

As frutas ácidas como a laranja, o abacaxi ou o morango, por exemplo, são ricas em vitamina C, fibras e potássio, e também são conhecidas como frutas cítricas.

A sua riqueza em vitamina C é essencial para evitar doenças como o escorbuto, que surge quando existe carência desta vitamina.

As frutas ácidas não são tão ácidas quanto o suco gástrico, entretanto elas podem aumentar a acidez no estômago, não devendo, por isso, ser consumidas em caso de gastrite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo. Veja quais os alimentos mais ricos em vitamina C.

Lista de frutas ácidas


As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, que é o responsável pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos:
Frutas ácidas ou cítricas:

Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.
Frutas semi-ácidas:

Caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola e uva passa.

​​As frutas semi-ácidas têm uma quantidade menor de ácido cítrico em sua composição, e são mais bem toleradas em casos de problemas estomacais como gastrite ou refluxo. Todas as outras frutas podem ser consumidas normalmente em casos de gastrite.
Frutas ácidas na gastrite e no refluxo

Outras frutas ácidas

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado. O mesmo vale para casos de refluxo em que há feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido cítrico entra em contato com a ferida.

No entanto, quando o estômago não está inflamado ou quando há lesões ao longo da garganta, as frutas cítricas podem ser consumidas à vontade, pois seu ácido irá até ajudar a prevenir problemas intestinais como câncer e gastrite. Veja como deve ser a Dieta para gastrite e úlcera.
Frutas ácidas na gravidez


As frutas ácidas na gravidez podem ajudar a diminuir os enjoos uma vez que o ácido das frutas vai estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico. Além disso, estas frutas têm também boas quantidades de ácido fólico e vitaminas do complexo B que são fundamentais para a formação do tubo neural e dos tecidos do bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário