30 de março de 2020

APÓS ESTA ONDA DO CORONA VÍRUS - QUEM PODERÁ SALVAR A ECONOMIA DO BRASIL ?



RESUMINDO: Sendo o Brasil um país  eminentemente agrícola com grande escala de produção para exportação de grãos , bovinos no ramo da pecuária de corte e leite, aliado aos hortifrutigranjeiros em escala de mercado interno e com várias exceções para o mercado externo sobre tudo ainda de produção de bens primários de produtos agropecuários. 

Não tenho dúvidas alguma que a saída para a segunda onda do Corona Vírus que será a onda econômica está  no agronegócio na produção pesada de grande escala de produção e a agricultura familiar especialista em produção em pequena escala de hortifrutigranjeiros no modelo individual e ou associativista/cooperativista.

Em análise nos  acontecimentos dos últimos 07 a 10 dias com os decretos de recolhimento e quarentena total ou vertical, pude notar que no Estado de Mato Grosso o agronegócio continua, os grande e pequenos grupos de produção e as fazendas individuais, e até mesmo a agricultura familiar não pararam a sua produção, estão colhendo, a alguns até plantando.

No agronegócio as transações são realizadas pensando sempre em futuro. Neste sentido vem uma grande preocupação que está no comportamento do mercado de vendas dos produtos do agronegócios, pois a crise é mundial, por outro lado se tem um aspecto positivo de se ter estocado o produto, alimentos principalmente.

Bem na verdade eu ia escrever apenas um pequeno resumo dizendo: O Pequeno, médio e grande produtor rural irá mais uma vez tirar o Brasil da segunda onda - Econômica.

CONCORDAM !  

Geraldo Donizeti  Lúcio
Bloegueiro
Economista
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da SEADTUR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário