30 de janeiro de 2020

Chã de Jardim em Areia no Brejo paraibano vira galeria de arte a céu aberto




Guataçara Monteiro, Ana Célia Macedo e Luciana Balbino / Projeto Galerias divulgação Minuto Turismo

Artistas visuais de vários cantos do Brasil estão reunidos na Comunidade Chã de Jardim, em Areia, na Paraíba, para realizar o Projeto “Galerias – arte em comunidade”. A ação pretende ressignificar o espaço por meio da arte com a colaboração e o envolvimento dos moradores locais. O Projeto que é da iniciativa do artista plástico Guataçara Monteiro e do administrador de empresas João Paulo Pessoa é realizado desde 2013 na Amazônia e também aqui no Nordeste. Eu estive lá pra conferir e posso garantir que é uma iniciativa incrível, e com toda certeza já esta “mexendo” com o mindset da comunidade. Agora, é só aguardar os frutos! Lembrando que a visita ao Projeto está aberta, então corre pra Areia, a inauguração vai ser na próxima quinta-feira, dia 30 de janeiro

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Em Chã de Jardim, grandes nomes foram convidados a contribuir, entre eles, o paraibano Clóvis Júnior, um dos principais nomes da Arte Naif da América Latina; o grafiteiro reconhecido mundialmente, Vespa, de São Paulo, os artistas plásticos Douglas Reis, Bruno Brito e Guilherme Mendicelli, de São Paulo, Perron Ramos, de Pernambuco, Dennis Mota, Márcio Bizerril e Walfredo de Brito, aqui da Paraíba, Eliana Chaves, do Amazonas e o idealizador do Projeto que já expôs em diferentes regiões do Brasil, também na França e EUA, o artista plástico Guataçara Monteiro, que é paraense, mas reside no interior de São Paulo.




Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

De forma voluntária, os artistas intervêm nas fachadas das casas, paradas de ônibus e nos muros, cada um com o seu estilo e linguagem, mas sempre reforçando os temas locais, como a natureza e a cultura da região. O Projeto “Galerias – arte em comunidade” transforma pequenas comunidades em verdadeiras galerias de arte a céu aberto, de forma colaborativa, envolvendo e incluindo toda a comunidade assistida pelo Projeto.

Participe financiando o Projeto. Acesse o site do Catarse

Guataçara Monteiro / Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Perguntei ao Guataçara como surgiu a ideia de mudar comunidades por meio da arte. Antes de responder a minha pergunta, ele me disse que, nasceu numa pequena comunidade do Pará, onde as dificuldades eram muitas e que foi difícil, mas hoje vive da sua arte. Então, por isso, ele quer promover a arte, por meio da economia criativa nas comunidades carentes. O Projeto, entretanto, nasceu dentro da sua empresa, a “Guataçara Brasil”, com o objetivo de capacitar pessoas; artistas, estudantes, pesquisadores e profissionais, em cultura popular. É como “juntar a fome com a vontade de comer!” Ele disse que, existe uma necessidade de desenvolver cultural, social e economicamente, comunidades menos assistidas como: os indígenas, os quilombolas e as diversas outras comunidades rurais espalhadas pelas regiões Norte e Nordeste. “Percorrendo o país, observei à necessidade de levar a arte a quem têm dificuldade de acesso aos museus e as galerias. Essa é nossa forma de contribuir para a difusão e educação artística do nosso povo”, respondeu.

Ouça na íntegra o artista plástico Guataçara Monteiro falando sobre artistas convidados para o Projeto “Galerias – arte em comunidade”
“Guataçara Monteiro falando sobre artistas convidados para o Projeto “Galerias – arte em comunidade””Tocador de áudio

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.


Ana Célia Macedo e Luciana Balbino / Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

O Restaurante Vó Maria, que faz parte dos projetos sociais da Comunidade Chã de Jardim, fica “do outro lado da pista”, e foi lá que eu almocei, ao som da Rádio Janela, mais uma invenção sensacional da Luciana Balbino, e conversei com ela sobre tudo que está acontecendo por lá. Ela me disse que está empolgada com a iniciativa de trazer a arte para perto da comunidade, “Muitos de nós nunca visitamos uma galeria ou tivemos contato mais próximo com a arte. Vamos ganhar culturalmente e também economicamente, porque vamos atrair ainda mais turistas e estimular a economia sustentável de nossa comunidade”, explicou animada.

Como a realidade empreendedora faz parte da rotina da comunidade, a ideia de confeccionar souvenires das obras de arte para comercialização e assim dar longevidade ao Projeto, soou como uma linda melodia e de sucesso, tenho certeza! Também se acertou por lá, que a cada três anos, novos artistas darão continuidade às pinturas gerando sustentabilidade ao Projeto. Hoje a comunidade, conta com cerca de 200 famílias, que acompanham de perto a realização dos trabalhos, permitindo uma troca culturalmente rica para todos os participantes. A comunidade Chã de jardim estimula o empreendedorismo sustentável por meio da economia criativa e da produção associada ao turismo e também com o ecoturismo, além de realizar uma série de ações com jovens, para evitar a saída destes para o sudeste, em busca de oportunidades. Praticamente todos os jovens que trabalham lá, estão ou já passaram pela universidade.

A Nova Galeria paraibana é a “Céu Aberto” e fica em Chá de Jardim, em Areia, ela vai estar aberta sempre, é só passar por lá e apreciar. Indo, não esqueça de ficar pro almoço no Restaurante Vó Maria, como eu já disse, “é só atravessar a pista” e “encher o bucho!”


Projeto Galerias por Ana Célia Macedo


Projeto Galerias por Ana Célia Macedo


Projeto Galerias por Ana Célia Macedo


Projeto Galerias por Ana Célia Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário