2 de outubro de 2019

Empaer promoveu curso no PA Jaraguá

Escrito por Inácio Roberto.

ÁGUA BOA – A Empaer ministrou oficina de processamento artesanal do leite, no período de 24 a 26 de setembro na comunidade do Buritizal do assentamento Jaraguá. O treinamento atendeu às solicitações das agricultoras assentadas, que são feirantes e também comercializam a produção em domicílios da cidade. A aquisição dos ingredientes e materiais ocorreu em parceria entre as participantes e Empaer.

O treinamento foi ministrado pela Extensionista Social da Empaer, Tânia Michiko Vieira, que orientou sobre higiene pessoal na manipulação, fabricação dos alimentos, higienização dos equipamentos e do ambiente de trabalho. Embalagens e conservação dos produto, rotulagens e composição nutricional dos alimentos.

A Oficina teve como objetivo capacitar as agricultoras no aproveitamento artesanal do leite para a fabricação de diversos tipos de queijos, como queijo tipo mussarela, minas frescal, meia cura, requeijão tipo mineiro, doce leite pastoso, doce de leite tipo corte, iogurte, requeijão cremoso, aproveitamento do soro dos queijos para todinho e ricota. A Médica Veterinária da Empaer, Jaqueline Possamai repassou orientações sobre os fatores que influenciam na qualidade do leite.

“Falou das boas práticas agropecuárias na cadeia produtiva do leite, tais como: higiene das instalações e do animal, dos equipamentos e do ordenhador, na utilização do pré-dipping e pós-dipping, no correto armazenamento do leite cru, e com isso podendo obter e manter as característica desejáveis do leite para a confecção dos produtos e sub produtos. Agradecemos a todos as agricultoras que participaram da oficina, a aos produtores do assentamento Carlos Calisto e Marcos da Cunha Miranda e João Carlos Ruiz pela doação do Leite”. (Ascom/Inácio Roberto)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário