18 de setembro de 2019

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães será reaberto parcialmente.


Amanhã o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães voltará parcialmente as operações turísticas após 9 dias fechados por questões de segurança decorrente a focos de incêndios já controlados. Felizmente os atrativos clássicos abertos a visitação não foram impactados pelas queimadas da última semana.

Luiz Gustavo Gonçalves/ICMBio

Os atrativos que voltarão as atividades normalmente serão: Circuito das Cachoeiras, Cidade de Pedras, Véu de Noiva e Cachoeirinha e cachoeira dos namorados. Amanhã a Eco Turismo Cultural, agência pioneira de ecoturismo realizará uma primeira visita as Cachoeiras do Parque Nacional em celebração de mais uma etapa vencida para o PNCG.

Apenas os atrativos Vale do Rio Claro e São Jerônimo (assim como a travessia) continuarão fechados, já que não há previsão de chuvas para os próximos dias e caso haja algum incêndio florestal, que se inicie próximo a esses atrativos, poderá haver riscos para os visitantes.

Uma mega operação foi realizada pelos Brigadistas do ICMBio, IBAMA e Corpo de Bombeiros Militar de Mato

Grosso. Onde realizaram um excelente combate ao incêndio florestal, concluindo com exito o controle dos focos no interior da unidade. Na última quinta (15) foram realizadas ações "cdo incêndio", localizada em uma das nascentes do rio Claro, em uma das regiões mais baixas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ações sistemáticas de combate indireto na região da Cidade de Pedra foram realizadas pela manhã até as 22hs. 

Para algumas operações foram necessários sobrevoos de avaliação e lançamento de água para o combate efetivo e eficiente em áreas criticas. Foram contratadas quatro aeronaves de asa fixa pelo ICMBio, que seguira. dando apoio aéreo ao combate.  

Robson Guia Cabeça

Confira a evolução do incêndio florestal a partir do dia 08/09 na Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário