1 de setembro de 2019

Dicas de como montar um Empreendimento de Turismo Rural

Geraldo Donizeti Lúcio


CONTEXTUALIZAÇÃO

O Turismo Rural ou turismo em um ambiente rural consiste basicamente em resgatar a tradição rural, apresentando coisas típicas do nosso cotidiano que estão sendo esquecidas aos poucos em várias regiões do Brasil.

 O Turismo Rural pode ser muito interessante para pessoas que buscam a prática de determinados esportes, quem quer conhecer um pouco mais da ruralidade regional ou local, gastronomia no meio rural, atividades recreativas e muito mais.

Se você conseguir transformar a sua propriedade em um ambiente propício para o Turismo Rural, as chances de sucesso podem ser muito grandes de ter uma renda com agregação de valores de até 300% em suas atividades agropecuárias.

É importante saber que o lugar onde você pretende atuar, poderá atingir resultados  significativos muito  rapidamente.

Vejamos  a seguir algumas dicas de como empreender em Turismo Rural, ganhar  dinheiro  iniciando de uma estaca zero.

Vamos lá então!  Geralmente para quem está pensando em investir em uma pousada rural parte se do pressuposto de que a pessoa já tem uma Propriedade Rural  (terreno próprio), ou de algum parceiro sócio no negócio.

 Caso ainda não tenha,  a Propriedade esse será  um gasto que o futuro empreendedor com certeza  terá inicialmente para implantar a sua pousada.

É necessário se realizar um estudo de viabilidade e de  mercado.

Este estudo  pode ser feito de um modo simples, por você mesmo, ou contratar um profissional ma área.

No estudo  você irá  observar que existem  pessoas gostam de frequentar a zona rural e desfrutar de um ambiente diferente do que estão acostumados, comer fora de casa, passar um final de semana ou um feriado prolongado em um ambiente rural e natural.
Neste caso então você já  começa a ter a necessidade  de  aprender como montar a sua  pousada rural!

Se você mora em uma região privilegiada com um bom Cenário Rural, boa estrutura de estradas, com uma grande população lical ou ee entorno,  onde existe uma boa procura por turistas, logo  as chances são que uma pousada rural consiga um excelente resultado.

 É interessante também você conhecer cases de sucesso, pessoas que  conseguiram transformar a sua propriedade rural em um ambiente rural simples em uma área de completo lazer, esta busca de conhecimentos pode se dar a níveis regional e estadual guardando as proporções do seu projeto

Mesmo  que a sua propriedade rural não tenha  grandes atrativos turísticos, saiba que dá para investir nesse negócio e conseguir um destaque incrível, pois com criatividade é possível se formatar atividade atrativas para os visitantes.

Veja bem que é de suma importância se realizar uma pesquisa da demanda turistica antes de montar a sua pousada rural

Uma dica importante para você montar a sua  pousada rural é que se preocupe o máximo possível com o que as pessoas realmente querem consumir enquanto turistas  em sua propriedade e na  região.
Então dedique uma boa parcela  devtemoo para pesquisa, inventário, diagnóstico, análise  e do  modelo ideal do seu  negócio antes de investir.

Analise se as pessoas tem costume de procurar zonas rurais para frequentar, veja se já existem pousadas rurais e como é o movimento nesse ambiente se já existir, procure conversar com as pessoas nas ruas e ver se elas gostariam de frequentar lugares desse tipo aos finais de semana, entre outras coisas.

Uma vez tendo as análises em mãos e  tudo isso num processo de planejamento,  vá anotando para que ao final você pissa  fazer uma analise completa e ter uma noção básica se o negócio vai funcionar ou não em sua propriedade.

O que oferecer em sua propriedade rural  para turistas?

Quem está  iniciando a sua atividade  no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir os tipos de atividades que poderá oferecer aos seus clientes  no local.

No entanto a verdade é que dá para se oferecer muitas  atividades agradáveis proporcionando a satisfação do cliente e tambem ajudar a  consolidar o seu negócio no mercado turístico

Dentre as atividades é possível oferecer caminhadas ecológicas, ecoturismo, escaladas, área de recreação ao ar livre, atividades equestres, pesca, atividades pedagógicas, banhos. Trilhas nas lavouras vivência nas atividades agricolas e pecuárias, na agroindústria, turismo de experiência
, roda de prosa, roda cultural e muito mais.

O turista está interessado no tipo de gastronomia existente na sua região, uma comida tipica passa a ser um atrativo, por isso pense muito bem no que irá servir para o seu cliente. Tenha muita autenticidade no cardápio gastronômico.

Suas instalações físicas devem estar em sintonia com o meio rural natural, não invente muita coisa fora da realidade do cenário rural.

Uma autenticidade do rural são as atividades rural aliadas a presença da familia rural no campo, este fatoré preponferante na formatação do seu produto.

Elaboração: 
Geraldo Donizeti Lúcio 
Técnico em Agropecuária,
Economista,
Especialista em Turismo Rural,
Agente Técnico da EMPAER,
À  disposição da SEADTUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário