4 de maio de 2019

O Memorial Rondon estará aberto para visitação, garante Jefferson Preza do Turismo.



Vista do Secretário, arquiteta, prefeito e presidente da Câmara, para avaliação, limpeza e montagens no Memorial
O Secretário Adjunto de Turismo Jefferson Preza Moreno, juntamente com do Secretário Allan Kardec, realizarão ações no Memorial Rondon no sentido de estrutura-lo para o evento alusivo ao aniversário de 154 de nascimento do Marechal Cândido Rondon, evento realizado no dia 04 de maio de 2019 no referido Memorial. 

As primeiras ações foram realizadas pela equipe de limpeza da SEDEC e SEADTUR que em dois dias de trabalho duro fizeram uma faxina geral no Memorial de cima em baixo. 

A segunda ação ficou a cargo da equipe da cultura e SEADTUR, que foi a montagem da exposição de fotografias de época e contemporânea alusivas a vida e obras de Rondon, um trabalho também que durou dois dias. 

Jefferson Preza diz que no primeiro momento para viabilizar o funcionamento do Memorial Rondon firmou uma parceira com a prefeitura municipal de Santo Antônio do Leverger através do Prefeito Valdirzinho. 

A prefeitura estará disponibilizando alguns servidores necessários para manter o memorial aberto durante o dia atendendo os visitantes (turistas) e com segurança durante a noite, esta pequena parceria com o pequeno acervo que já está dentro do Memorial, já é o suficiente para mantê-lo aberto ao público. 

O próximo passo será um diálogo a realização de reuniões com a comunidade através das associações: da comunidade e amigos de Rondon, além da escola local e outras representações e possíveis apoiadores para outras parcerias que possamos viabilizar o funcionamento do Memorial. 

A Comunidade tem artesanato, produtos da agroindústria artesanal, tem manifestações culturais, tem historiadores, tem os descendentes de Rondon, tem agricultura familiar, tem uma gastronomia típica, enfim a comunidade tem que se apropriar deste Memorial e a hora é esta, fala Jeffersom. 

Além da prefeitura, vamos dialogar com as outras secretarias de Estado, ,já temos a Cultura agora temos que envolver outras a fins, também vamos falar com o Exército, Correios, Correios, Conselho de Turismo Municipal, Trade Local, sociedade civil organizada enfim, nossa expectativa será dialogar ter Feedback. E resultados. 

O Memorial aberto já provou que traz impactos importantes para comunidade, os dados de 2 meses em que funcionou no ano passado tendo como atrativo a mesma exposição que agora está montada, apresentou um resultado de 2 mil visitantes registrados no livro de visitação por mês, totalizando 4 mil visitantes em 02 meses, este advento gerou emprego e renda e melhorou a economia local. Esta informação corre no boca a boca dos donos de comercio local. 

O Governo está elaborando um processo legal de gestão para o Memorial, que também passa pela participação da comunidade, isto pode levar um pouco de tempo , mas, até que fique pronto este documento, vamos tocando com a criatividade e esforços que temos no momento, por isso precisamos da participação de todos, estamos fazendo a nossa parte e sabemos que os nossos amigos mimoseamos irão fazer a sua também. 

O Evento de aniversário de nascimento de Rondon irá manter o Memorial aberto neste final de semana, e já fizemos os contatos com as pessoas da própria comunidade que irão trabalhar com a ajuda da prefeitura para mantê-lo aberto de segunda à domingo, Jefferson finaliza garantindo que desta vez o  Memorial Rondon estará aberto para visitação, garante Jefferson Preza do Turismo e não fechará.

OBS:
O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, Municipio de Santo Antônio do Leverger, no Estado de Mato Grosso, Brasil. Está à 110 km de CUIABÁ-MT no PANTANAL.  Nesta localidade (Mimoso)  a 154 anos nasceu o Mal. Candido Rondon . Que hoje é reconhecido Nacionalmente e Internacionalmente pelos seus feitos.

TEXTO E FOTO: Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário