13 de abril de 2019

Dicas como atender os idosos no turismo.



NEGÓCIO
Dicas para atender bem idosos na área de Turismo

Veja como melhorar o atendimento a idosos melhorando a comunicação, acessibilidade e adaptando os espaços físicos de seu estabelecimento.

Dados
De acordo com as projeções do Fundo de Populações das Nações Unidas, em 10 anos houve um crescimento de 55% de pessoas idosas, o que corresponde a 12% da população mundial. O estudo também indica que existe uma em cada nove pessoas no mundo com 60 anos de idade ou mais.

Há também a projeção de que em menos de 10 anos, esse total chegue a 1 bilhão de idosos e que em 2050, esse número duplique, totalizando 2 bilhões de pessoas, o que corresponde a 22% da população do mundo.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil esse número chega a uma média de 23,5 milhões de pessoas, o que significa o dobro de pessoas registradas no ano de 1991, que chegaram a 10,7 milhões.


O IBGE também aponta que a expectativa de vida pode aumentar para mais 6,8 anos para os homens e mais 5,9 anos para as mulheres. Com o aumento da expectativa de vida, a classe de idosos tende a aproveitar mais a vida, seja participando de projetos locais ou se voluntariando, mas também podem querer aproveitar essa fase da vida de outra forma: viajando.
1) Se preparando


É importante considerar que o público idoso atende a programações mais flexíveis, o que oportuniza criar programas em qualquer época do ano, principalmente em períodos de baixa temporada.


Outro fator importante é saber que os idosos hoje já estão mais conectados à internet. Segundo o Instituto Locomotiva, quase 1.000% dos idosos passaram a acessar a internet nos últimos oito anos. A maioria é das classes A e B.
2) Recomendações


Para atender pessoas idosas, é necessário que o seu negócio e seus funcionários estejam preparados para:


Identificar o que cada idoso precisa;


Ser atencioso! Idosos primam por pessoas que escutem o que eles têm a dizer;


Deixá-los tranquilos, passando segurança ao lidar com eles;


Criar atividades que incluam esse público, fazendo com que eles sintam prazer em viajar, se sintam confortáveis e se integrem;


Proporcionar bem-estar;


Ao se dirigir a um idoso é importante mostrar respeito, compreensão e amabilidade. Eles se sentem acolhidos e felizes;


Encontrar mecanismos que melhorem o tratamento de idosas.
3) Comunicação


Entre os idosos é comum encontrar aqueles que possuem redução das capacidades sensoriais, como a visão e a audição, ou na mobilidade. Por isso, é necessário estar atento para a forma de se comunicar com este público, garantindo um bom atendimento. Logo é importante:


Manter sempre o contato visual;


Esperar que a outra pessoa responda, sem responder por ela;


Ao conversar, falar pausadamente;


Não gritar;


Ter certeza que a pessoa compreendeu o que lhe foi dito.
4) Acessibilidade


Quando um hotel, por exemplo, não oferece as mínimas condições de acessibilidade, o turista sendo idoso vai preferir procurar outro estabelecimento para se hospedar. Por isso preparar o seu negócio para receber idoso é primordial para receber esse público.


03 fatores são importantes: comodidade, conforto e segurança. Além disso, existem normas a serem seguidas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que possui requisitos específicos para acessibilidade em imóveis, espaços, equipamentos e edificações. Veja quais são:


Escadas e rampas:


Se houverem escadas em seu estabelecimento, é preciso dar alternativas de locomoção como elevadores, escadas rolantes, rampas. Importante lembrar rampas e elevadores devem ser amplos, o que permite a entrada e saída de cadeiras de rodas, por exemplo.


Portas:


De acordo com a ABNT, todas as portas devem medir no mínimo 80 cm. As maçanetas devem ser tipo alavanca. Se houver porta giratória, deve-se colocar outra porta alternativa.


Banheiros:


Para facilitar que pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida fechem as portas dos banheiros, deve-se instalar uma barra horizontal. Já os vasos sanitários devem ter próximo um espaço para transferência, com área mínima de 1,50 m por 1,70 m. Isso quando os vasos sanitários estiverem localizados em boxes. Além disso, barras horizontais e de apoio também devem ser colocadas próximo ao vaso, tanto em um lado, quanto atrás. No outro lado o espaço deve ficar livre para permitir a aproximação e a transferência de uma pessoa em cadeira de rodas.
5) Restaurantes, bares e similares


Estes locais devem possuir mesas adequadas a cadeirantes, e devem ser distribuídas de forma integrada às outras. As mesas também devem estar em locais que facilitem o atendimento e os serviços do estabelecimento. Os colaboradores da empresa devem estar preparados para auxiliar os idosos quando as refeições forem no estilo self service, que é quando a própria pessoa serve a refeição. Esta ajuda pode garantir que ao se servir as pessoas fiquem mais seguras.
6) Unidades habitacionais (UHs)


Caso o seu estabelecimento disponha de alojamentos, leve em consideração as normas da ABNT. 10% das unidades habitacionais de cada meio de hospedagem deve ser acessível. Deve-se preservar o espaço de circulação no local, a fim de que o acesso aos sanitários, camas e armários seja fácil. As dimensões das camas, sanitários e armários também devem permitir que qualquer pessoa alcance e possa visualizar.
7) Estacionamento


Pessoas idosas têm prioridade no estacionamento, que deve conter vagas reservadas e sinalizadas de forma correta. O percurso entre o estacionamento e a entrada do local também deve ser acessível.


Outros espaços que devem ser acessíveis:


Áreas de lazer;


salas de ginástica;


Piscinas: devem conter pisos antiderrapantes e o acesso deve ser através de degraus, equipamentos de transferência ou rampas submersas. Barras de apoio também devem ser colocadas nas laterais.


Saunas;


Auditórios;


Salas de jogos e salas de convenções.
8) Guias e monitores


Capacitar os guias turísticos e monitores para atender turistas idosos é importante. Prefira profissionais que sejam experientes para fazer este tipo de atendimento. Vale ressaltar que é importante estabelecer uma comunicação é indispensável.
9) Pacotes turísticos


Na hora de preparar um pacote turístico que inclui idosos, algumas medidas devem ser tomadas a fim de garantir segurança, autonomia e lazer a esse público. Veja algumas dicas:


Pacotes feitos para idosos devem ser adequados a eles. Todos os itens devem ser detalhados. O pacote também pode conter uma programação diferenciada, com muitas atividades recreativas.


Uma boa recomendação é preparar uma ficha para cada idoso, inserindo informações como: estado de saúde, se é alérgico, possui alguma doença crônica, medicamentos que toma, dados de médicos e familiares. Se há restrição na alimentação e preferências.


Quando houver passeios com trajetos feitos em transportes terrestres, deve-se fazer várias paradas. Além de informar horários, escalas, conexões.


É importante avisar com antecedência os estabelecimentos que receberão os turistas idosos, para que as equipes responsáveis se preparem e preparem o local.
Saiba mais


Você também pode ter acesso a alguns casos de sucesso na área de turismo no artigo “Guia de boas práticas em turismo”.






Por Maikon Richardson


Especialista em Gestão de Pequenos Negócios


Clique aqui e Fale com um Especialista








Nenhum comentário:

Postar um comentário