16 de abril de 2019

A Região Turística Vale do Cabaçal realiza Seminário em Mirassol D'Oeste para criação da Instância de Governança Regional.


O município de Mirassol D’ Oeste que está localizado à 295 km de Cuiabá, sediou hoje dia 16 de abril o I Seminário Regional de Turismo do Vale do Cabaçal.


O Evento teve a participação de sete municípios da região, sendo eles: Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, que estão no Mapa Turístico de Mato Grosso

O referido evento foi organizado pela Empaer de Mirassol D"oeste, (Robson, Conceição e outros), contou também com a presença da Empaer Central na pessoa da Juliana (Turismóloga) e teve o apoio da UNEMAT, SEADTUR, prefeituras municipais e Consorcio de Desenvolvimento Regional Vale do Cabaçal.

Toda a programação ocorreu no auditório do CREA-MT ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, de Mirassol.

A abertura oficial foi feita pelo Turismólogo da Empaer de Mirassol Robson, que passou a palavra para o anfitrião do evento prefeito municipal em exercício de Mirassol Fransuelo Ferrai dos Santos, e para o secretário Executivo do Consorcio Dariu Antonio Carniel.

Na Sequência Robson passou para as palestras, o Geraldo Donizeti Lúcio – Agente técnico da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso e interlocutor Estadual substituto do Programa Nacional de Turismo em Mato Grosso, fez uma explanação sobre o Programa Nacional de Regionalização do Turismo dizendo na sua palestra que foi criado em 2013 para integrar municípios por regiões ao Mapa Turístico Brasileiro e possui critérios para sua atualização, que ocorre a cada dois anos. 

Geraldo fala também sobre que os critérios para a atualização deste ano foram publicados pelo MTur através da Portaria nº 192, de 27 de dezembro de 2018.

Segundo o técnico da SEADTUR, um dos itens obrigatórios a região tem que comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional (conselho, fórum, comitê, associação) responsável por sua gestão, por meio de ata da reunião de sua instalação.

Após a palestra do Geraldo foi a vez da Professora Rosangela Lazarin – Professora da Unemat/Cáceres, Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo; fazer a sua palestra que foi mais direta já falando sobre a necessidade e importância da criação da Instância de Governança Regional

Após as apresentações dos temas no seminário, foi feito o processo de criação da Governança Regional do Turismo do Vale do Cabaçal, por todos os participantes do seminário e da Instância agentes e órgãos públicos, representantes do setor privado ligado ao turismo e sociedade civil organizada.

Os participantes deliberaram  pela criação de um FÓRUM Regional de Turismo do Vale do Cabaçal e neste primeiro momento estará sendo dirigido pelo Presidente, Vice Presidente, Secretário e Vice Secretário.



VEJAM ALGUMAS FOTOS DA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO E DA VISITA TÉCNICA COM ALMOÇO NO BALNEÁRIO LAGO AZUL

O EVENTO DA REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM MIRASSOL D'OESTE

PENSA NUM CAFÉ DA ROÇA QUE A EQUIPE DA EMPAER DE MIRASSOL PREPAROU NO SEMINÁRIO.

UM CAFÉ E TANTO MEU !

As Piraputangas começaram a se aproximar no Balneário Lago Azul.
Sr. Irineu diz que elas já estão no local em grande quantidade e promete ser uma nova atração para o atrativo.


Com o Fernando filho do Sr. Irineu e dona Maria do Balneário Lago Azul.
Agora o Balneário tem Chalés para hospedagens. 
Legal né ?

com Dona Maria, Conceição e Robson.
No Balneário Lago Azul de Mirassol D' Oeste.

Com a família do Sr. Irineu.
Proprietário do Balneário Lago Azul
Mirassol D'Oeste.

Com os meus velhos amigos :
O Sr, Irineu e Dona Maria proprietários do Balneário Lago Azul de Mirassol D'Oeste

Prefeito de Mirassol
Dariu do Consorcio Regional do Vale do Cabaçal
Robson da Empaer de Mirassol

APRESENTANDO O PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO, MAPA TURÍSTICO DO BRASIL E DE MATO GROSSO PARA REGIÃO TURÍSTICA VALE DO CABAÇAL EM MIRASSOL D'OESTE.

COM DONA MARIA EXIBINDO SEU PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

DETALHES: À 34 anos atras na cidade de Rio Branco, na Comunidade denominada Alto Pito, conheci a Dona Maria, na época ela era uma adolescente e eu atuava como Extensionista Rural e na escola Rural da comunidade eu dei aulas para ela e outros alunos sobre horta escolar, caseira e comercial, inclusive construindo uma horta na pratica.

O tempo passou em ?...Ver mais

COM CONCEIÇÃO, JULIANA E ROBSON DA EMPAER DE MIRASSOL.
PRODUTOS DA ROÇA
AGRICULTURA FAMILIAR PURA !

COM MINHA AMIGA CONCEIÇÃO DA EMPAER - PRODUTOS DA ROÇA

EM MIRASSOL D'OESTE NA CRIAÇÃO DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL - VALE DO CABAÇAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário