22 de novembro de 2018

👣 BastĂ”es de Caminhadas NĂłrdica: moda ou equipamento essencial?


BASTÕES DE CAMINHADAS NÓRDICAS

Como os esportes populares sĂŁo reconhecidos pela inclusĂŁo das pessoas sem preparo fĂ­sico ou tĂ©cnica elabora nas atividades ao ar livre. Vamos trazer informaçÔes Ășteis dos materiais bĂĄsicos aos amantes das caminhadas na natureza. Neste artigo queremos abordar um equipamento relativamente novo no Brasil, apesar de altamente difundido entre os montanhistas e os chamados praticantes das caminhadas nĂłrdicas. Nos Ășltimos anos Ă© possĂ­vel observar um aumento significativo dos bastĂ”es entre os praticantes de caminhadas, corridas de aventura e montanhistas.

No mercado sĂŁo inĂșmeros modelos e materiais utilizados para confeccionar este equipamento. Por alguns Ă© tido como uma evolução dos cajados, sua origem na modernidade Ă© atribuĂ­da aos esquiadores da FinlĂąndia, que nos meses de verĂŁo continuavam usando os bastĂ”es de esqui para as caminhadas nas montanhas, as nordic walkingganharam o gosto de adeptos dos trekking (travessias pesadas e longas) e hiking (trilhas mais leves).


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, atravĂ©s do Curso de Educação FĂ­sica vem desenvolvendo um projeto de extensĂŁo junto a pacientes da doença de Parkinson, o qual buscou desenvolver e avaliar os sintomas motores, o equilĂ­brio corporal, a mobilidade funcional, a velocidade da caminhada, a função cognitiva, os sintomas depressivos e a qualidade de vida. De maneira geral os resultados vĂŁo alĂ©m dos indicadores quantitativos, pois ocorre uma mudança no estado psicolĂłgico dos participantes. Segundo o pesquisador Leonardo Tartaruga: “Antes, muitos estavam entregues Ă  doença, nĂŁo caminhavam, se afastaram da famĂ­lia. Agora, voltaram a dirigir, a andar de roller, de bicicleta, a visitar os amigos. AtĂ© familiares vieram nos procurar. Filhos e esposas que diziam o quanto mudou o relacionamento com a famĂ­lia”.



O artigo completo com os segredos e dicas de uso dos bastĂ”es vocĂȘ encontra no blog:
[http://]http://caminhadasnanatureza.com.br/index.php/2018/11/20/bastoes-de-caminhada-nordica/

E vocĂȘ jĂĄ testou os bastĂ”es em uma caminha na natureza? 

Ah! Dia 06 de dezembro teremos o nosso 4Âș e Ășltimo webnĂĄrio das Caminhadas de 2018, em breve iremos enviar mais informaçÔes....

Juntos vamos mais longe!
Rafael Freitag
TurismĂłlogo
Presidente Ana Brasil



Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio