4 de julho de 2018

O Turismo Rural na Contra Mão do Êxodo Rural

Geraldo Donizeti Lúcio 

Para falar  um pouco sobre este assunto precisamos contextualizar dos fatores: O que é Êxodo Rural e o que é Turismo Rural, vamos iniciar esta publicação com os conceitos sobre Êxodo Rural !

Êxodo rural é o fenômeno social que resulta na migração da população rural para os centros urbanos, com o objetivo de garantir melhores condições de vida.[ 

O êxodo rural é caracterizado por migrações em larga escala, onde comunidades inteiras abandonam os campos em busca de novas oportunidades, principalmente nas grandes e médias cidades. 

Portanto, quando uma ou um pequeno grupo de pessoas migra do campo para a cidade não se configura como um êxodo rural. 

Este fenômeno é caracterizado apenas quando um elevado número de indivíduos participam deste processo migratório e durante um mesmo período de tempo. 

Um dos principais motivos que levam ao êxodo rural na maioria dos países em que este fenômeno ocorre é o desejo por uma melhor qualidade de vida. 

Neste caso, os habitantes das regiões rurais sofrem com a falta de serviços e infraestruturas básicas, como escolas, hospitais e facilidades de transporte, por exemplo. 

Além desses fatores, crises climáticas ou desastres naturais podem também ser responsáveis pelo êxodo rural de determinadas localidades. 

Como consequência do êxodo rural descontrolado, alguns problemas sociais podem surgir nas localidades urbanas que recebem um elevado número de migrantes sem estarem estruturadas para isso. 

Favelas e bairros desestruturados surgem a partir da desorganização formada pelas migrações massivas e inesperadas. 

Normalmente, com a falta de qualificação profissional e educacional dos migrantes, estes dificilmente conseguem uma vaga no mercado de trabalho das grandes cidades, fazendo com que partam para o subemprego trabalho informal ou, em alguns casos, ilegal. 

Outra consequência do êxodo rural é o aumento da marginalização, seja espacial ou social, pois o aumento populacional leva as pessoas a procurarem regiões mais afastadas dos centros comerciais para fixarem residência. 

Para evitar essas crises sociais, são necessárias as aplicações de políticas públicas que auxiliem o investimento nas atividades do campo, assim como na produção dos pequenos e médios produtores rurais, além da garantia de uma infraestrutura básica de qualidade nessas regiões (hospitais, escolas, etc). 

Na contra mão do Êxodo Rural temos o Turismo Rural é uma grande ferramenta tanto para a fixação do homem no campo como para o retorno do homem à zona rural, a este fenômeno do retorno damos o nome de “Contra Mão do Exodo Rural”.

Hoje no meio rural temos o conforto de uma boa estrada, energia elétrica, sinal de  TV, sinal de telefone, celular, Wif, as propriedades rurais quando abrem suas porteiras para o Turismo Rural, podem usufruir de toda esta infra estrutura, que em anos passados não se tinha, esta dificuldade era fator favorável para o êxodo rural, que afetava principalmente o público jovem.

A oferta de um trabalho especializado hoje pode estar na própria propriedade rural, iniciando com a agregação de valores à produção através da agroindústria, artesanato e avançando para a pratica do Turismo no Meio Rural, que é uma somatória de vários arranjos produtivos da propriedade interligando ao  turismo.

Une -se os dois mundos, o "Mundo do Turismo" ao "Mundo da Agricultura", o turismo assim se apropria dos saberes e fazeres do homem do campo e transfora tudo em o que chamamos de "Produto Turístico"

O Turismo Rural é um segmento do turismo que interliga outros segmentos da agricultura , sendo uma somatória de vários arranjos produtivos, agrega valores aos produtos e serviços rurais, tais como hospitalidade, seja em hotel, pousadas dentre outros, na gastronomia, por meio dos restaurantes, produtos agro-artesanais, serviços em atividades de cavalgadas, guias, trilhas, músicos, artesanatos. 

O Turismo Rural promove a manutenção da cultura rural e da preservação ambiental. 

Apresenta um impacto positivo na arrecadação da federação, do estado e do município, através de vários impostos gerados, dá visibilidade com a divulgação do território envolvido. 

O Turismo Rural é envolvente, motivador e mobilizador junto a sociedade que por sua vez recebe uma injeção de auto-estima, oportunidades de capacitação e qualificação, geração de trabalho e renda, intercambio cultural, enfim, um desenvolvimento sócio-econômico-cultural. 

Outro fator importante é que o Turismo é trabalhado hoje dentro de um aspecto que favorece o homem do campo, proporciona a satisfação da sociedade urbana através do pacto urbano/rural e as duas pontas do município ou região participam do processo. 

Enquanto o Êxodo Rural tenta atuar com a sua grande força de ofertas principalmente aos jovens, o Turismo Rural tem sido um fator de Contra Mão do Êxodo Rural”, não só fixando mas trazendo muitas pessoas das cidades de volta ao campo para um emprego com mão de obra especializada garantindo uma boa renda individual e coletiva. 

Geraldo Donizeti Lúcio 
Monitor Agrícola 
Técnico em Agropecuária 
Economista 
Especialista em Turismo Rural 
Agente Técnico da EMPAER – à disposição da SEADTUR
Autor do Livro - Turismo no Meio Rural de Mato Grosso.
Idealizador deste Blog - www.turismoruralmt.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário