6 de junho de 2018

Workshop de aprimoramento de produtos turísticos debate normas e regras para funcionamento de atrativos em Nobres.



Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias

A oferta turística em Mato Grosso, está sendo reavaliada e reformatada por especialistas, associados de entidades como a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Sebrae, Sindicatos, prefeituras e governo do Estado que procuram mecanismos para solucionar de vez problemas antigos como a  falta de regulamentação para funcionamento de alguns atrativos, o que implica na ausência de segurança e risco eminentes para o turista.

Pensando em toda a problemática, um Workshop foi realizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nobres para discutir com os representantes do setor normas e técnicas que melhorem as condições de atendimento, confiram segurança aos visitantes e respalde a atividade que fomenta a economia no país, como outros setores.


O ex-secretário adjunto de Turismo, o empresário Luiz Carlos Nigro falou sobre “case” de sucesso na atividade empresarial, fez um breve relato de sua trajetória no setor e um balanço do período em que comandou o Turismo no Mato Grosso. Projetos como a reabertura da Salgadeira, a conclusão da obra da MT 251, da 241 em Nobres, sinalização turística em várias cidades, construção de 32 pontes de concreto no Pantanal foram apontados como avanços significativos em três anos de gestão.

“Foram muitos desafios, encontrados inúmeras obras paralisadas não conseguimos vender nossos produtos na Copa de 2014, como esperávamos, mas fomos avançando cada dia mais, e vejo que com toda a crise enfrentada, fizemos muito nos 36 meses de gestão”, declarou.

Questionado sobre a abertura da Salgadeira, Nigro relatou que até o final do mês, o ponto deve ser reaberto. 

Luiz Hugo Fernandes Queiroz, representante da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), fez questão de alertar sobre as novas normativas que estão sendo implantadas para o  “Desenvolvimento de Novos Produtos Turísticos” .

Hugo chamou atenção dos órgãos competentes para exigência de certificação de regularidade para funcionamento, como alvarás, avaliação técnica de engenheiros credenciados pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MT).

Dando sequencia a rodada de debates, Hugo estará nesta quarta-feira (06), em Jaciara com o tema Turismo de Natureza – Um Brasil de Oportunidades” e para encerrar no Hotel Fazenda Mato Grosso, no dia 08, com o tema “Turismo – Desafios e Oportunidades”.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Daniel Martins da Cruz, acompanhado do prefeito Leocir Hanel, agradeceu ao representante da Abeta e declarou que os desafios diários para controlar o sistema é complexo e envolto em uma série de demandas que estão sendo trabalhadas pela pasta desde o primeiro dia do mandato.

 Martins falou sobre as dificuldades, os entraves, a burocracia nos processos de regularização de áreas, liberação de recursos para projetos aprovados e da insatisfação que tudo isto ocasiona.
“Ainda bem que temos parceiros empenhados na abertura de novos atrativos, pessoas que antes de visar o lucro, estão preocupadas em capacitação, aprendizado e agir de forma correta, de maneira ordenada, isto é muito importante para nós, e para nossa cidade, imprimir uma marca, construir uma imagem positiva”.

O município prepara abertura de 19 novos atrativos no Circuito do Salobão, na Comunidade Sela Dourada, com abertura de restaurantes, visitação e contemplação em cachoeiras, cavalgada, tirolesa, mergulho de cilindro.

O Turismólogo e Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Rosário Oeste – FUNCULTUR, Uller Roma prestigiou o evento.

da Fundação de Cultura e Turismo de Rosário Oeste – FUNCULTUR, Uller Roma prestigiou o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário