11 de junho de 2018

SEADTUR Participa da Oficina de Desenvolvimento do Pantanal em Campo Grande


Geraldo Lucio da SEADTUR  e Jorge Lara da EMBRAPA Pantanal 

A Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso participa em Campo Grande de uma Oficina para debater os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Bioma Pantanal.  

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  esta realizando  no dia 11 de junho de 2018, das 8h às 17h30, a oficina temática “Desafios para o Desenvolvimento Agricultura Sustentável: Bioma Pantanal”.

O evento está sendo realizado na cidade Campo Grande/MS,  no Novo Hotel.

O encontro,  conta com a participação de especialistas em agricultura do Bioma Pantanal, está inserido em um contexto de desenvolvimento de uma série de diálogos técnicos, com o objetivo de coletar opiniões e gerar conhecimentos sobre os temas em debate que servirão de insumos na construção de um relatório a ser preparado pela Embrapa.

 O relatório contribuirá para a identificação dos principais desafios para o desenvolvimento, assim como, posteriormente, à preparação da “Estratégia País” do BID com o Brasil para os próximos quatro anos.

Desse modo, é fundamental a participação da Secretaria Adjunta de Turismo  para apresentar e  debater as oportunidades e desafios para o desenvolvimento da atividade no Pantanal.

A Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso foi convidada na pessoa do Secretario Jaime Okamura, que por motivo de agenda  não pode ir, mas enviou o agente técnico Geraldo Donizeti Lúcio para representa - lo.

Segundo Okamura, Geraldo Lucio é  um  técnico que conhece muito bem o Pantanal e  poderá dar várias contribuições com relação ao setor do turismo enquanto alternativa econômica, social e ambiental como fator de desenvolvimento regional.

Já Geraldo diz que o Turismo é um Setor que se interliga com vários outros arranjos produtivos presentes ou a serem implementados no Pantanal, também se apropria dos saberes e fazeres do homem pantaneiro e  da natureza transformando - os em produtos com a interferências de consultorias e qualificações  profissionais   afins.

A oficina contara de uma apresentação inicial sobre os principais desafios da agricultura nacional, no que diz respeito aos aspectos econômicos, sociais e ambientais relativos aos biomas brasileiros.

Na sequência, os grupos de trabalho  formados e convidados a refletirem sobre as potencialidades e desafios nas dimensões ambiental, econômica e social, buscando assim soluções e definindo as instituições que poderão ser protagonistas na proposição e elaboração de políticas públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário