1 de junho de 2018

Histórico dos Índios Umutinas - Localização atual e nos tempos passados.




Os Índios Umutinas vivem  na margem direita do rio Paraguai, aproximadamente entre os rios Sepotuba e Bugres, localização de origem dos seus ancestrais.

O Território  Umutina antigamente (no passado) compreendia uma   área de domínio, que se estende desde as  margens do Rio Sepotuba, Rio Paraguai, Rio Bugres  até o Rio Cuiabá.

 Com a chegada dos não-índios os Umutina deixaram a região do Sepotuba e migraram mais para o norte, passando a viver às margens do Rio Bugres, por eles denominado Helatinó-pó-pare, afluente do Alto Rio Paraguai.

Hoje eles estão distribuídos em 10 (dez ) aldeias, a principal felas leva o nome de nome ‘Umutina’, onde vivia a maioria de sua população total é de  mais (600 indivíduos), quase (700 indios).

As aldeias estão localizadas na Terra Indígena Umutina, em uma área de 28.120 hectares homologada em 1989, nos municípios de Barra do Bugres e Alto Paraguai, entre os rios Paraguai e Bugres, em Mato Grosso.

Está situada em uma faixa de transição da Amazônia e do Cerrado, sendo que este último compreende a maior parte do território.


Nenhum comentário:

Postar um comentário