O Encontro faz parte do calendário cultural de Mato Grosso - Foto Reprodução
Poxoréu a “outrora capital dos diamantes” realiza o 16º Encontro Nacional dos Violeiros
Se você curte uma boa moda de viola, nos dias 28, 29 e 30 de abril (véspera do feriado) no município de Poxoréu (265km de Cuiabá), acontece o Encontro Nacional de Violeiros. Na sua 16ª edição, o evento já é tradição, sendo considerado o maior festival da viola caipira do Brasil, e atrai pessoas de diversas regiões do país.

De acordo com pesquisas, a genuína música sertaneja de raiz (caipira) as letras, os acordes, a melancolia poética e as toadas da viola retratam a vida simples do homem do campo. E toda essa composição faz parte da história do interior do Brasil, e ao mesmo tempo, proporciona um reencontro saudosista e emocionado dos “amantes da viola” com suas origens…
E pensar que em Poxoréu todo esse resgate das tradições sertanejas começou com uma simples reunião entre amigos num modesto barracão, e que hoje virou uma Concha Acústica, monumento esse que possui o formato do braço de uma viola. É nesse local que acontece as apresentações dos artistas regionais, nacionais, dentre outras atrações como torneios de violeiros amadores e grupos de catira ou “cateretê”. Os amigos José de Souza Filho (Zé de Souza) e o cantor Paulo Cruz, da dupla Paulo Cruz e Zé Eduardo, serão os homenageados dessa edição, pois foram eles que lá atrás, deram início ao “despretensioso encontro”.
O 16º Encontro Nacional dos Violeiros é uma realização da Associação Mato-Grossense Pró-Viola, com o apoio da Prefeitura Municipal de Poxoréu, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Câmara Municipal e Sindicato Rural de Poxoréu, e promete ser o maior evento de todas as edições.
Confira a programação do festival, as atrações, datas, horários e convites na página oficial da Associação Mato-Grossense Pró-Viola no Facebook ou da Prefeitura Municipal de Poxoréu. Para mais informações (66) 9.9622-8845 (Gilmar), (66) 9.9690-0023 (Dayse).
Compartilhe isso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário