22 de janeiro de 2018

Informações Importantes Sobre a Febre Amarela. Fiocruz. MG

Ciclo de perguntas na Fiocruz Minas com pesquisadores especialistas em febre amarela.

Informações importantes:

1) se você está amamentando um bebê de 6 meses ou mais, você pode vacinar SEM suspender o aleitamento materno. A suspensão da amamentação por 10 dias é se o bebê amamentado for MENOR que 6 meses.

2) estimule principalmente seus familiares e conhecidos homens a se vacinarem. Homens entre 17 e 59 anos são a população que menos se vacinou e os que mais contraíram a doença no último surto.

3) A eficácia da dose fracionada foi comprovada por estudos científicos. Um dos estudos da Fiocruz acompanhou os pacientes vacinados com doses fracionadas por 8 anos (por isso a validade da vacina fracionada é considerada de 8 anos). A OMS se baseou nesses estudos para recomendar a dose fracionada.

4) A escolha dos estados brasileiros que vão  utilizar doses fracionadas na campanha de vacinação foi baseada na alta densidade populacional, baixa cobertura vacinal e necessidade de vacinar rapidamente a população dessas áreas.

5) Nenhuma criança vacinada teve febre amarela nos últimos surtos.

6) Os estudos são contínuos e por isso ocorrem alterações nos protocolos vacinais. Alterações vão continuar acontecendo, como acontece com qualquer vacina.

7) Algumas pessoas questionaram a exclusão da dose de reforço em crianças e em adultos vacinados a mais de 10 anos. A questão é que no atual cenário é mais importante garantir maior cobertura da vacina nas áreas de risco do que dar dose de reforço para pessoas já vacinadas (já que a proteção dessas pessoas já é alta). Mas quando a cobertura estiver maior, pode ser que as doses de reforço da vacina voltem a fazer parte do protocolo, pois há uma queda da proteção com o tempo.

8) A vacina da rede privada vem do mesmo vírus que a pública, ambas têm a mesma eficácia e segurança. Mas a vacina está em falta no momento na rede privada.

9) Os macacos são os sentinelas da doença. Macacos morrendo com febre amarela são o aviso de que a doença está chegando. Por isso, avise o centro de zoonoses da sua cidade se encontrar um macaco morto.

10) Os macacos na América latina morrem quando infectados com o vírus. Isso ocorre rapidamente e os macacos não são considerados reservatórios da doença (não transmitem a doença para nós). Por isso, não mate os macacos. Como eu disse no item 7, eles são sentinelas importantes.

11) A eficácia da vacina é de 98%. Assim, de 100 pessoas vacinados, 2 não estarão protegidas.

12) Grávidas só podem vacinar com recomendação médica.

13) Quem está em um dos grupos que não pode vacinar, use medidas de proteção como repelente, roupas cobrindo o corpo e evite áreas próximas a matas.

14) quando perguntei sobre o que fazer com bebês que não podem ser vacinados e estão em área de risco, além das medidas do item 13, a opinião dos especialistas foi de que vale a pena reaplicar o repelente, mesmo se for contra-indicado pelo fabricante (questão de risco-benefício)

15) quem produz a vacina para toda a América latina e África é a Fiocruz. A produção da Fiocruz é maior que a dos outros 4 produtores mundiais somada.

E finalmente, a nossa arma mais potente contra a febre amarela é a vacina. Por isso, incentive a vacinação.

Por Alice Fusaro. Dra em ciências,  bióloga e pesquisadora da Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário