19 de maio de 2017

SEDTUR. PRONATUR E UNISOL BRASIL. VISITARAM HOJE DIA 19 de MAIO A COMUNIDADE QUILOMBOLA CAPAO VERDE.


HOJE FOI MUITO PROVEITOSO E GRATIFICANTE O NOSSO TRABALHO.

Técnicos da SEADTUR, PRONATUR e UNISOL Brasil estiveram realizando reunião técnica na Comunidade Quilombola CAPÃO VERDE, no dia 19 de abril de 2017, para tratarem de assuntos diversos, o evento foi denominado de Roda de Conversa de Turismo Solidário.
A Secretaria Adjunta Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso apoia várias ações voltavas para o Turismo Solidário, como é o caso do Turismo Rural na Agricultura Familiar, Produção Associada ao Turismo, Turismo em Comunidades Quilombolas e Indígenas, Turismo de Experiências, Caminhadas na Natureza dentre outros.
Já o PRONATUR que é um Instituto de Natureza Meio Ambiente , Cultura e Turismo, desenvolve no Território da Baixada Cuiabana o Projeto Rede Solidária junto à UNISOL Brasil - REDE SMT.
O técnico da SEADTUR Geraldo Lúcio que também é Representante da UNISOL Brasil em Mato Grosso, na oportunidade fez algumas considerações sobre o turismo rural, artesanato, meio ambiente e agricultura familiar, avaliou junto com a comunidade. Capão Verde a participação deles na Feira Internacional do Pantanal - FIT PANTANAL 2017 com a exposição e vendas de produtos.
A Comunidade Quilombola Capão Verde - (Associação de Agricultores Quilombolas de Capão Verde - AGRIVERDE). é um dos empreendimentos solidários trabalhados pela UNISOL, nos projetos Bases de Serviços e Rede SMT
Geraldo Lúcio lembra que na programação da UNISOL na FIT PANTANAL teve uma Roda de Conversa Solidária em que vários atores presentes tiveram a oportunidade de discutirem os temas voltados para Economia Solidária no Turismo Rural, Agricultura Familiar, Artesanato e Meio Ambiente, e está reunião realizada no Capão Verde já é fruto do resultado desta reunião e com o mesmo formato metodológico, "Roda de Conversa Solidária"

O Sr. Felinto Ribeiro um agrônomo professor aposentado da UFMT e colaborador na UNISOL e de projetos nas Comunidades Quilombolas de Mato Grosso, fez uma fala contextualizando a necessidade de se organizar os produtos da agroindústria da comunidade nos aspectos de apresentação, embalagens, sanidade e apresentou vários modelos de embalagens 

A Roda de Conversa Solidária, continuou onde o representante do PRONATUR Luciano Borges destacou que o Projeto Rede - SMT, desenvolvido pela UNISOL em convênio com o PRONATUR, previa a elaboração de rótulos para os produtos da comunidade e que foram desenvolvidos rótulos para a banana chips e para o doce/bala de banana para Associação de Agricultores Quilombolas de Capão Verde - AGRIVERDE. Já o técnico Geraldo Lúcio deixou em forma digitalizada e impressa os rótulos que serão utilizados, pela comunidade nos seus produtos. Falou sobre os tipos de certificações de produtos e das competências municipal, estadual e federal, no caso desta comunidades para se atuar no estado com a comercialização os produtos têm que estar de conformidade com a legislação estadual.

Geraldo Lúcio também falou sobre a necessidade da certificação dos produtos da Economia Solidária do meio rural para o orgânico e se propôs a estar propiciando isto para a comunidade, para isto será necessário a qualificação de atores locais numa metodologia simples e reconhecida pelo Mapa, em que os próprios empreendimentos se certificam entre si, falou também sobre a proposta da estadualização da UNISOL e que Mato Grosso poderá estar nesta programação junto a UNISOL NACIONAL.

O agente técnico da SEADTUR Geraldo Lúcio, conduzindo a Roda de Conversa Solidária abriu uma ampla discussão com os presentes e finalizou falando sobre as oportunidades de mercado para a comunidade, além dos institucionais PNAE E PAA, e no âmbito das oportunidades de mercado disse que vários outros eventos de turismo a exemplo da FIT PANTANAL serão realizados no estado estando num calendário a partir deste mês e que a SEADTUR E SEAF numa ação conjunta estarão convidado a comunidade para,participar ou via Programa de Artesanato e ou Feira de Agricultura Familiar. 

O evento finalizou e este formato "Roda de Conversa Solidária" devera ser um tipo de ação deve tornar a acontecer em outras comunidades finalisa Geraldo Lúcio 


EU (GERALDO LÚCIO), LUCIANO E FELINTO PUDEMOS TER UMA ÓTIMA TARDE DE CONVERSA SOBRE TURISMO SOLIDÁRIO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAPÃO VERDE.


NO KM 80 DA MT 070. NO SENTIDO CUIABA CACERES .

Nenhum comentário:

Postar um comentário