10 de dezembro de 2015

Turismo com Base Comunitária um segmento promissor.

Geraldo Donizeti Lúcio

O advento do turismo aliado ao processo de promoção e markting é vital para os lugarejos, comunidades tradicionias, aldeias, aglomerados rurais e populações outrora isoladas do mundo civilizado, enfim para todas as região do Brasil e hoje com a segmentação e as políticas públicas do Ministério do Turismo e demais Ministérios afins, passa a ser prioridades de interesse nacional. 

A implementação de novas atividades que venham contemplar estas localidades eventualmente podem ter repercussões positivas e ou negativas, levando em conta os rendimentos, os trabalho e a melhoria na qualidade de vida e na auto estima.

Podemos refletir poe exemplo: se ocorrer do turismo invadir a região e os viajados e se apoderar do conhecimento da verdade, às suas próprias custas, a euforia inicial dará lugar à desilusão e à visão realista das coisas. 

Neste caso especificamente em se acontecendo isto, talvez possa ser tarde demais, porque os nativos terão perdido o controle do próprio destino e do fluxo normal de suas vidas

Ao se análisar as questões estas questões, surge a necessidade de se buscar uma nova forma de desenvolvimento da prática turística. 

A pergunta que não se cala neste momento é, que modelo seria, então o ideal para que o turismo se torne instrumento para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de uma população receptora?

Uma possível alternativa poderia estar centrada na promoção do Turismo Comunitário ou Turismo de Base Comunitária, WWF-Internacional (2001, p. 2) 

O Turismo Comunitário ou de Base Comunitária pode ser definido como aquele onde as comunidades atrevés de seu moradores de locais, possuem controle efetivo de seus conhecimentos "saberes e fazeres", exercendo o desenvolvimento e gestão própria deles.

Sendo assim partimos dos pessupostos de que por meio do envolvimento participativo desde o início, os projetos de turismo devem proporcionar para a maior parte de seus benefícios para os moradores das comunidades locais de forma individual e fortalecendo o processo associativista e cooperativista.

Há de se compreender que a dinâmica de construção de estratégias para o desenvolvimento do Turismo Comunitário ou Turismo com Base Comunitária representa um desafio sem precedentes para todo Brasil, em um período em que o segmento do turismo clama por mais destinos, rotas e roteiros, com produtos formatados, levando em consideração que as Olimpíadas de 2016, são realidades de eventos que aguardam pelo comportamento desta atividade que é nova no processo de discussão, mas que promete ser muito promissora.

Fonte Pesquisa: Kripendorf (op. cit., p. 90) 
Geraldo D. Lucio 
Especialista em Turismo Rural
Agente Técinico de Projetos
SEDEC - TURISMO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário