21 de outubro de 2015

Unisol Brasil através do seu representante em Mato Grosso participa da oficina de Mimoso e destaca a importância do olhar para o Memorial Rondon.




No dia 21 de outubro de 2015, Geraldo Lúcio, que é representante da UNISOL Brasil em Mato Grosso, estava presente na abertura do evento de oficinas com o tema Diagnóstico Socioambiental Participativo, Educação Patrimonial, Turística e Socioambiental, 

O referido evento aconteceu no Centro de Multiusos Dr. Jonas Pinheiro, localizado no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger a aproximadamente 100 km de Cuiabá, no Pantanal., o Distrito de Mimoso é a terra em que nasceu o Marechal Candido Rondon, onde está sendo construído o Memorial Rondon pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da SEDEC – Turismo.

Geraldo aproveitou a oportunidade para falar sobre o Projeto Rede Solidária da Unisol Brasil, desenvolvido na baixada cuiabana pelo PRONATUR, fez uma gestão junto ao Presidente da Associação de Moradores e Agricultores Familiar do Distrito de Mimos, Sr. João Bosco Q. da Costa, no sentido de cadastro junto a Unisol e adesão ao Projeto Rede e de somar junto a UFMT e SEDEC - Turismo no processo de Mimoso, pois segundo Lúcio é necessário que a comunidade seja preparada para se empoderar da estrutura do Memorial por ocasião de sua finalização (entrega) e esta sensibilização somente será possível com a realização de oficinas e reuniões participativas, por isso é que tal processo se faz necessário para consolidação da Gestão do Memorial

Turismo de Base Comunitária, como iniciativas e atividades em que a própria comunidade local será a protagonista, atividades que se bem ordenadas e bem estruturadas, irão representar importantes experiências turísticas, agregando valor ao roteiro denominado Mimoso Terra de Rondon, ou outro nome que a comunidade escolher e estará gerando emprego e renda para a localidade e região.

Geraldo Lúcio fala da produção associada ao turismo como sendo uma estratégia muito interessante à medida que se propõe aumentar a competitividade dos destinos, por meio de ações de capacitação e inclusão de produtos locais no eixo turístico.

A Produção Associada Integram as principais formas de produção associada ao turismo: artesanato, gastronomia típica, manifestações culturais e produtos agropecuários. 

São atividades econômicas que sobrevivem sem o turismo, mas que se fortalecem quando agregadas às atividades turísticas.

Usando uma linguagem bem popular disse que o turismo se apropria de todos os fazeres e saberes que um povo adquiriu e desenvolve ao longo dos anos e transforma em produto.

Finalizando Lúcio enalteceu o fato da oficina ter um público bem uniforme no tocante a idade, pois na plenária é possível se ver adolescentes, jovens, maturidade, melhor idade e até alguns velhos, sendo isto um sinal de que várias gerações estavam ali presente e isto dá uma sustentabilidade a qualquer projeto, disse que se porventura a comunidade tenha perdido algumas de suas tradições é necessário que sejam relembrados e resgatados, porque o turismo é feito da história do povo.










Comunidade de Mimoso, participa de oficina SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, PATRIMONIAL E TURISTICA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE


DISCUSSAO NA COMUNIDADE MIMODO DO PROJETO EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, PATRIMONIAL E TURISTICA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário