22 de outubro de 2015

Palestra sobre câncer de mama reúne mulheres da Empaer


O câncer de mama, doença indolor que deve ter como vítima cerca de 55 mil mulheres no país este ano, foi tema de uma palestra que aconteceu na tarde desta quarta-feira (21.10) na sede da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT). 

A atividade faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença para aumentar as chances de cura. A campanha chamada Outubro Rosa é desenvolvida pela Associação MT Mamma e, este ano, conta com a parceria do Governo de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações Voluntárias. 

O autoexame de mama, a periodicidade do exame de mamografia, além da visita ao médico são essenciais para identificar a doença no quadro inicial. “Entre os tipos de câncer, o de mama é o segundo que mais faz vítimas entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. Cerca de 33% dos casos são desta doença”, alerta o médico especialista em mastologista, Dr. Farina Aguiar. 

No Brasil, segundo o especialista, o número de casos vem aumentado a cada ano. No país, cerca de 55 mil mulheres terão câncer em 2015, e aproximadamente três mil destas virão à óbito tendo causa principal a doença. 

Apenas em Mato Grosso o número de mulheres que deve ter a doença é de 1200, com estimativa de 400 mortes esse ano. 

Para a servidora do setor jurídico da Empresa, Eily Cristina, a palestra esclareceu suas dúvidas sobre o assunto. “Apesar de termos muita informação disponível na internet, é muito melhor ter um profissional pessoalmente para responder nossas dúvidas”, comentou. 

Fonte: Lorena Bruschi (Assessoria Empaer-MT)





Nenhum comentário:

Postar um comentário