28 de outubro de 2015

Governo fortalece a agricultura familiar com entrega de novos veículos



Solenidade aconteceu na noite de terça-feira (27.10) no Palácio Paiaguás 

Escritórios da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) de 15 municípios receberam veículos novos para as atividades de pesquisa e extensão rural junto aos agricultores familiares do estado. “É importante que tenhamos sedes da Empaer em condições decentes para que os servidores que amam esta instituição se sintam valorizados e tenham cada dia mais resultado no campo”, ressaltou o governador Pedro Taques durante a solenidade de entrega, na terça-feira (27.10). 

Em discurso, o governador parabenizou os servidores pelo empenho e dedicação, reiterando o compromisso de priorizar a agricultura familiar. Além de novos veículos, o novo contrato gerou uma economia de 28% aos cofres públicos. Entre todos os contratos e aquisições, a Empresa deve somar até o final do ano mais de um milhão em economia. 

Este dinheiro será investido para estruturar os escritórios que necessitam. Conforme o presidente da Empaer, Layr Mota, desde o início do ano todos os escritórios têm recebido recursos mensais para manutenção e gastos com material de consumo. “O técnico da Empaer não podia servir um café ao atender um produtor sem trazer de casa, não podemos admitir esta situação”, reforçou. 

O escritório do município Vale do São Domingos (a 430 km de Cuiabá), na região de Cáceres, possuía apenas uma moto como meio de locomoção para atividades de pesquisa e extensão. Técnico agrícola da empresa há mais de 20 anos, Walter Sander conta que atende com muita dificuldade mais de 700 famílias em 16 comunidades de agricultores familiares, a maioria da cadeia do leite. 

“Esperamos há anos por um carro e ele veio em boa hora. Vamos entrar na época da chuva, que é quando fica mais difícil ainda a situação”, desabafou o servidor da Empaer. 

Para o Diretor da Regional de São Félix do Araguaia, Marcondes França, os cinco veículos que foram para os municípios da região serão o pontapé para que as atividades sejam retomadas. Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu e Porto Alegre do Norte não possuíam veículos. “Não é porque estamos em uma região distante que não fomos priorizados”, comemorou o diretor. 

A reestruturação das unidades da empresa impacta também no atendimento às famílias rurais, melhorando a qualidade de vida da população. “Num município em que 72% da população são do meio rural, é imprescindível que tenhamos uma Empaer estruturada e atuante”, destacou o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa. 

Contrato 

O novo contrato de aluguel de veículos possibilitou, além da renovação da frota, uma economia de 28%. Antes, com R$ 273 mil ao ano a Empaer alugava 10 carros. Depois da revisão contratual o mesmo número de veículos custará aos cofres públicos R$ 163.320. Diante da economia, a decisão da gestão foi alugar mais cinco veículos, totalizando 15 carros Volkswagen Voyage 2016, com motor 1.6. Isso significa um aumento de 50% da frota. 

Os escritórios contemplados com veículos novos estão em: Alta Floresta, Canabrava do Norte, Cuiabá, Jauru, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Marilândia, Poconé, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Terra Nova, Vale São Domingos, Várzea Grande e Vila Rica. 

Na ocasião da entrega dos veículos também estavam presentes: o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Fernandes, os prefeitos de Nova Marilândia, Vale do São Domingos, Reserva do Cabaçal, Jauru e Nossa Senhora do Livramento, além dos deputados estaduais Max Russi e Leonardo Ribeiro. 



Fonte: Lorena Bruschi (Assessoria/Empaer-MT)


Home Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário