15 de outubro de 2015

Bike Anjos é uma das novidades da terceira edição Projeto propõe que as pessoas aprendam a andar de bicicleta e deixem o carro na garagem

Bike Anjos é uma das novidades da terceira edição
Projeto propõe que as pessoas aprendam a andar de bicicleta e deixem o carro na garage

No Vem Pra Arena o Bike Anjos começa a partir das 16h com o passeio de abertura

Uma das novidades da terceira edição do Vem Pra Arena, que ocorre no sábado (17.10), a partir das 16h, no entorno da Arena Pantanal, é o projeto Bike Anjos. A iniciativa visa ensinar pessoas a pilotarem uma bicicleta.

Aparentemente a ideia parece simples, mas é carregada de conceitos, principalmente na defesa por um trânsito mais humano, responsável e sustentável.

“Você se impressiona com a quantidade de gente que não sabe andar de bicicleta. Gente de todas as idades, de 40, 60 anos. Pessoas que nunca tiveram ninguém pra ensinar a dar as primeiras pedaladas”, afirma Fabian Martinelli, presidente da Associação MT Bikes, que coordena o Bike Anjos no estado.

Mais do que simplesmente aprender a andar de bicicleta, o Bike Anjos é um movimento nacional que alerta as pessoas sobre a necessidade de um trânsito com mais respeito e menos caótico.

“As cidades já não comportam a grande quantidade de carros. Então a ideia é que as pessoas usem mais a bicicleta do que o automóvel. Primeiro por uma questão de mobilidade no trânsito e segundo por um trânsito mais sustentável e humano”, destaca Martinelli.

Fabian ressaltou que o Bike Anjos também ensina as pessoas a pilotar uma bicicleta de forma adequada no trânsito. O ciclista detalhou que muita gente que anda de bicicleta não sabe sobre técnicas importantes para andar bem e diminuir os riscos de atropelamento.

“É importante que o ciclista faça uma rota antes de sair de casa, sempre trafegue na pista direita e dê preferência ao pedestre. Outra coisa importante é fazer sinal com os braços quando for virar para direita ou esquerda. Dessa forma você deixa os motoristas atentos”, explicou Fabian.

No Vem Pra Arena o Bike Anjos começa a partir das 16h com o passeio de abertura, com saída do Parque Mãe Bonifácia até a Arena Pantanal.

Já no entorno da Arena os “anjos-ciclistas” vão montar um circuito de cones e ensinar os alunos a percorrer o trajeto de forma adequada. A ação vai contar com dez voluntários.

O Bike Anjos começou em 2010, em São Paulo. De lá pra cá a iniciativa se espalhou. Atualmente o projeto está em 250 cidades e em todos estados e capitais brasileiras. No país já são 1.600 Bikers Anjos que realizam um trabalho voluntário.






A iniciativa também acontece fora do Brasil, em seis países. Recentemente, os ciclistas da Alemanha aderiram ao projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário