16 de setembro de 2015

Alunos de MT participam de competição nacional de foguetes

ELIANA BESS
Assessoria/ Seduc-MT
Assessoria Seduc/MT
Alunos de Colíder, Primavera do Leste e Cuiabá participam da VII Jornada Brasileira de Foguetes




Oito estudantes de Mato Grosso vão participar da VII Jornada Brasileira de Foguetes (Mobfog), que acontece de 26 a 29 de setembro, em Barra do Piraí (RJ). Três deles são da rede pública de ensino, moradores de Colíder, a 633 quilômetros de Cuiabá. Os demais são de escolas privadas, sendo três representantes de Primavera do Leste e dois da Capital. Eles foram convidados por terem atingido excelentes alcances nos lançamentos dos seus foguetes durante a IX Mostra Brasileira de Foguetes. Agora, vão se juntar e competir com outros 280 estudantes brasileiros. 

Patrícia Cristiane Roos, Arthur Vinícius Tripodi Rechi e Jader José da Silva formam a equipe da Escola Estadual Desembargador Milton Armando, de Colíder. Eles, assim como os demais, estão entre os convidados por atingiram alcances maiores ou iguais a 140 metros. Além disso, obedecem às regras de segurança e orientações dadas aos participantes, fatores considerados para receberem o convite. 

As outras duas equipes são compostas por Rafaela Strussmann Nunes da Cunha e Camila Natalia Vanin, do Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá), e Lucas José de Oliveira, Jefferson Augusto Beuren e Leonardo Santos Schultz, do Centro Educacional Primavera do Leste. 

Os professores responsáveis pelas equipes acompanharão os alunos ao evento, que acontecerá no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí. Ao chegarem lá, já na recepção, deverá ser realizada uma apresentação do foguete ao vivo e entregue uma demonstração de cinco minutos em Power Point, com detalhes, fotos, esquemas, filmes de lançamentos, entre outros itens. Esta apresentação será avaliada pela Comissão de Professores e receberá uma nota. 

Cada professor, líder de equipe, fará parte da banca examinadora das apresentações. A função será avaliar cada foguete e base de lançamento apresentada pelos grupos participantes. Acabamento, originalidade, aerodinâmica, tamanho das aletas são alguns dos itens dos foguetes que serão avaliados. Quanto à base, serão considerados segurança, originalidade, robustez, estabilidade, gatilho e outros. Em relação à apresentação da equipe, o envolvimento de todos os membros, clareza da exposição e riqueza de detalhes serão pontuados. 

A VII Jornada Brasileira de Foguetes consiste, obrigatoriamente, em dois lançamentos por equipe. Por conta disso, é recomendado levar dois foguetes novos e em perfeitas condições de voo. Para a premiação será considerado o lançamento mais longo. As raias de lançamentos, medida da distância, combustível utilizado estão especificados no regulamento. 

Diversão x Premiação 

Está expressamente proibida qualquer parte metálica no foguete. Portanto, o foguete deve ser construído a partir de materiais leves, como papel, plástico e fita. Embora a atividade seja divertida, todos os envolvidos devem estar cientes dos riscos e preparados para conduzir a operação de lançamento conforme os critérios de segurança. 

Serão premiadas as equipes que lançarem seus foguetes acima da distância estabelecida depois de realizados os lançamentos, sendo troféus para as equipes campeã e vice-campeã e menção honrosa. Os grupos que receberem notas médias – acima de determinado valor a ser definido pela Comissão – serão agraciados com brindes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário