18 de agosto de 2015

IV Conferência Estadual começa nesta quinta (20) em Cuiabá

O desafio do evento é mobilizar e fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável
LORENA BRUSCHI

Assessoria/ Seaf-MT
Do que estamos falando quando convocamos representantes da sociedade civil, organizações e movimentos sociais, órgãos públicos e iniciativa privada para debater sobre erradicação da fome e desnutrição e sobre “comida de verdade”? Trata-se da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan-MT), que acontece em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de agosto. 


O desafio da Conferência é mobilizar e fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos quilombolas e indígenas. 

A palestra de abertura - “Diretrizes da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” - será ministrada pelo professor Renato Maluf, membro do Comitê Diretivo do Painel de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global. 

Maluf é professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), onde coordena o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan). 

“Esta é uma oportunidade para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso, sempre priorizando a qualidade do que se come. E quando falamos em comida de verdade, estamos falando de todo alimento produzido pelo pequeno agricultor familiar. O homem do campo entra como classe protagonista no debate estratégico desta conferência”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar (Seaf-MT), Suelme Fernandes. 

Conferência 

Os eixos temáticos que serão discutidos são: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação saudável e da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas; e Fortalecimento do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. 

Durante o evento também será construída uma carta política com propostas para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar, além da eleição de delegados para representar Mato Grosso no encontro nacional que acontece de 03 a 06 de novembro, em Brasília. 

A programação terá ainda apresentação cultural do grupo de dança Andorinha, composto por índios Chiquitanos, e uma feira de produtos agroecológicos e livros sobre segurança alimentar. 

O evento é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário