11 de agosto de 2015

Indea capacita técnicos com atividade de campo e simulação


Três médicos veterinários do serviço de defesa sanitária da Bolívia também devem participar do treinamento

DAYANNE SANTANA
Assessoria/ Indea-MT
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) realiza de 10 a 20 de agosto, em Cuiabá, o “Simulado de Gabinete em Emergência Sanitária para febre aftosa”. Participam 36 médicos veterinários do serviço oficial de defesa sanitária animal, sendo 31 servidores do Indea, três do Serviço Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag) da Bolívia e dois fiscais da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa). 

O evento conta com três palestrantes especialistas, os professores José Soares Ferreira Neto e Fernando Ferreira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), e Edviges Maristela Pituco, do Instituto Biológico de São Paulo. Serão abordados temas como: a evolução dos métodos de controle de doenças; formas de ocorrência de doenças; características e utilização de testes de diagnóstico, entre outros. 

Será realizado um simulado de gabinete, no qual os participantes vão a campo para uma ambientalização. Em seguida, eles vão desenvolver atividades dentro do escritório simulando como seria a execução dos trabalhos frente a um eventual foco confirmado de febre aftosa, como o contato com entidades envolvidas em situações de emergência sanitária, o planejamento de ações e a coordenação das equipes de trabalho. 

Conforme o presidente do Indea, Guilherme Linares Nolasco, é missão do Governo do Estado investir na qualificação dos servidores. “A realização de treinamentos é de extrema importância. O Governo do Estado tem estabelecido a conduta de investir no material humano, investir na qualificação do corpo de servidores”. Nolasco destacou ainda a parceria entre o Indea, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT) para a realização do treinamento. 

O coordenador de Defesa Sanitária Animal (CDSA/Indea), João Marcelo Brandini Néspoli, destacou também a importância da participação de profissionais da Bolívia para a equivalência dos trabalhos. “Partiu do Indea o convite. Faz parte do acordo de cooperação internacional bilateral, recomendado pelo PHEFA (Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa), Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) e Pama (Programa de Ação Mercosul Livre de Aftosa), para que as ações de vigilância sejam equivalentes nos países. Esse intercâmbio traz transparência e equivalência na execução do serviço”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário