15 de agosto de 2015

Estudo aponta áreas que podem receber infraestrutura turística

Documento entregue pela Aprodec, antes do prazo, definirá diretrizes básicas do projeto arquitetônico do local

D'LAILA BORGES

Assessoria/Sedec-MT
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebeu nesta quinta-feira (13) da Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec) o estudo geológico do Portão do Inferno, na MT-251, que aponta as áreas de risco e os locais que poderão receber infraestrutura turística. 


A previsão era de que o documento ficasse pronto no fim de agosto, mas a entrega foi antecipada. O projeto arquitetônico já foi iniciado e no local serão construídos um estacionamento, uma trilha com belvedere e um restaurante. 

No relatório dos geólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) constam reconhecimento preliminar da área, caracterização do meio físico, levantamento topográfico e sugestão dos locais apropriados para a realização das futuras obras. 

Os geólogos utilizaram imagens de satélite de alta resolução e analisaram dados topográficos produzidos por meio de técnicas e equipamentos de alta tecnologia, complementados por um cuidadoso levantamento de campo. 

Conforme o relatório o estacionamento deverá ser afastado das áreas de risco de acidentes, em terreno plano, com capacidade para 30 veículos e de fácil acesso à região onde será implantado o belvedere às bordas do paredão. 

Além da capacidade do estacionamento, o estudo recomenda a altura mínima de elevação da trilha, de 1,80 metro, e as alturas do guarda-corpo e do corrimão, além do uso de estruturas metálicas em detrimento de madeiras, para evitar incêndios e apodrecimentos. O belvedere, destino final dos visitantes, deverá obedecer os mesmos critérios da passarela. 

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o estudo geológico já foi entregue aos arquitetos que farão o projeto arquitetônico das obras para a reabertura do Portão do Inferno à visitação turística. “As recomendações dos geólogos serão seguidas à risca pelos projetistas”, destaca. O estudo foi encomendado pela Aprodec e cedido à Sedec por meio de um Termo de Cooperação. 

O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT. A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do Ecoturismo no Estado tendo como eixo principal Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Nobres, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário