19 de agosto de 2015

Capão Verde ganha ferramenta Manual de quebra o fruto do Cumbaru

No facão era muito difícil, agora com esta ferramenta ficar muito mais fácil, sobrará tempo para outras atividades e até para descansar, comemora dona Maria Santana uma das líderes da Associação AGRIVERDE, na Comunidade QUILOMBOLA de Capão Verde a 80 km de Cuiabá, na BR 070.

Ela quebrava e 2 a 3 quilos de Cumbaru por  dia, comercializando a castanha para vendedores locais e regionais no valor de até R$ 20,00 o kg, agora com esta ferramenta (máquina manual) pode triplicar a sua produção e consequentemente a renda.

Os técnicos Geraldo Lucio e Luciano Borges do Projeto Rede Solidária da UNISOL Brasil desenvolvido pela PRONATUR, e o parceiro engenheiro Agrônomo Felinto Ribeiro,  professor aposentado da UFMT, que esta ligado a AGRIVERDE, estiveram na comunidade neste dia 19 de agosto de 2015 onde realizaram uma visita ao empreendimento e levaram estas duas ferramentas capitaneadas pelo Sr. Felinto para fazer teste de eficiência e eficácia, mas a grosso modo pode se afirmar que, cm relação ao sistema anterior ( fação, martelo e todo) estas ferramentas iram incrementar em até  300% a produtividade na quebra do cumbaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário