22 de julho de 2015

APROPAGO discuti Desenvolvimento Rural Sustentável da Região da Serra no município de Acorizal com a presença da UNISOL Brasil e PRONATUR.


Foto de Geraldo Lúcio.
No dia 22 de julho de 2015, aconteceu uma reunião para discussão e elaboração de um documento de Planejamento Estratégico - Gestão Participativa e Integrada para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região da Serra - município de Acorizal.
Na Região da Serra existem 06 comunidades sendo que a PROPAGO representa 120 famílias associadas.
A reunião iniciou através de uma estratégia de metodologia participativa, aconteceu na sede da Associação dos Produtores da Cabeceira do Alferes, no referido município.
Os parceiros presentes apresentaram as suas respectivas entidades e quais as possibilidades de atendimento junto ao empreendimento e seus associados.



A UNISOL Brasil e PRONATUR foi representada pelos Técnicos Geraldo Lucio e Luciano Borges, que apresentaram o Projeto Rede Solidária - MT. O referido projeto esta sendo Implementado com ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial, pautado na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, a REDE será uma estratégia de cooperação solidária.
Dentro da metodologia utilizada no evento foi realizado uma discussão em três grupos com os seguinte eixos: Social, Econômico, Ambiental e Infra-estrutura.
As discussões com base nos eixos acima citados foram pautadas nos problemas e propostas de ações a serem executadas, visando a união, integração e organização
Estimular o associativismo e cooperativismo, buscar as parcerias necessárias com os Governos - Federal, Estadual e Municipal, empresas privadas, Ongs e comunidades.

A dinâmica incluiu as perguntas: que fazer, quem faz e quando fazer, alencar os principais problemas e objetivos a serem alcançados, quais as ações a serem desenvolvidas, quais as competências e responsabilidades de cada parceiro.
No final da reunião foi feito a discussão e consolidação através de um documento denominado Planejamento Estratégico - Gestão Participativa e Integrada para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região da Serra - município de Acorizal.
Por ocasião da reunião a APROPAGO, na pessoa do seu Presidente Benancy Lemes, fez a proposta de filiação a UNISOL Brasil e adesão a Rede Solidária -MT.
No evento estiveram presentes cerca de 50 Agricultores Familiares participando e os seguintes parceiros: Leoncio Pinheiro do Rotary Club, Rogério Diretor de Agricultura da EMPAER, Vico Capistrano Supervisor Regional da EMPAER, Pedro técnico da EMPAER, Luciano Assessoria do Deputado Estadual Zeca Viana,Geraldo Lucio Agente Técnico da SEDEC- Turismo e representante da UNISOL Brasil, Luciano Borges PRONATUR e Projeto Redes da UNISOL Brasil, Luiz do Sindicato Patronal de Acorizal, Emersom Secretario de Agricultura de Acorizal e Benancy Lemes Presidente da APROPAGO.


  • Escreva um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário