0afa9709-53cd-406e-8b63-ffd5ce95f47c
Dia 16 Entrega do plano para o ministro MIGUEL ROSETO SGP
Organizações de economia solidária e cooperativistas entregaram ao ministro Miguel Rossetto (SG) nesta terça-feira (16), o 1º Plano Nacional de Economia Solidária 2015-2019. Dividido em quatro eixos principais: Produção, comercialização e consumo; Financiamento: crédito e finanças solidárias; Educação e autogestão; e Ambiente institucional, o Plano tem o objetivo de promover o direito de produzir e viver de forma e associativa e sustentável.
Representantes de entidades promotoras do associativismo, cooperativismo e autogestão, liderados pelo economista e professor Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, destacaram ao ministro Rossetto os avanços e desafios para a ampliação e desenvolvimento da economia solidária em todo o território nacional. Na reunião estiveram presentes representantes da Unisol Brasil, do Conselho Nacional de Economia Solidária, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Fórum Nacional de Economia Solidária, e Rede ITCPs.
“Quero me dedicar à economia solidária. O Plano tem fortes elementos de sociedade, economia e cultura, tem projeto estratégico e programa claro, e nosso governo quer abraçá-lo”, salientou o ministro.
Segundo Singer, o Plano foi desenvolvido e é resultado da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária realizada de 27 a 30 de novembro de 2014, com uma grande participação popular. “Somos o primeiro país a ter uma política federal de economia solidária contínua, que neste mês [de julho] vai fazer doze anos. A economia solidária se transformou em algo expressivo na economia e sociedade brasileiras, existe hoje em todos os estados, e está promovendo o desenvolvimento das regiões mais pobres”, concluiu Singer.
Para completar a agenda políticas no dia 17 a entrega do plano para o ministro do trabalho MANOEL DIAS.
Fotos da entrega ao MTE.
ECOSOL1E5