20 de junho de 2015

Bar que homenageia Cuiabá tem comidas e bebidas regionais em ambiente que lembra os casarões antigos


Da Redação - Isabela Mercuri
Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Bar que homenageia Cuiabá tem comidas e bebidas regionais em ambiente que lembra os casarões antigos
Os cuiabanos de ‘Tchapa e Cruz’ admitem: Cuiabá não é mais a mesma. Ainda que não houvesse as obras do VLT cortando as principais avenidas e as trincheiras na Miguel Sutil, muito pouco restaria da “cidade verde” do coração dos de ‘pé rachado’. Buscando resgatar essa antiga cidade, capital com cheiro de interior, Newtton Bodnar e seus sócios Adair Medeiros e Luiz Câmara inauguraram há pouco mais de dois meses o bar ‘Essência Cuiabana’. 


Leia mais:

O nome revela o que a arquitetura e o cardápio vêm provar, a ideia ali é realmente exaltar a cultura cuiabana. Newtton sempre quis ter seu próprio negócio, e pensava em abrir um bar desde o ensino médio. “Abrir um bar por abrir é arriscado, muitos abrem e fecham, e partindo desse princípio a gente viu a oportunidade de abrir um bar que resgatasse a cultura cuiabana”, afirma, em entrevista ao Olhar Conceito

A céu aberto e com música ao vivo todos os dias, o ‘Essência Cuiabana’ tem diversos detalhes: a reprodução de um casarão antigo, com portas e janelas falsas decorando as paredes, o cardápio feito de chita, e trinta e cinco nomes de famílias tradicionais espalhados pelo bar: “França, Pereira Leite, Costa Marques, Arruda, Bussiky, Bulhões, enfim, são 35 no total que resgatam as famílias tradicionais. (...) Um dos Fortes, por exemplo, quando viu a plaquinha seu olho encheu de lágrima”, conta Newton. 



Cardápio

E como ninguém vai a um bar somente pela decoração, o Essência também homenageia a famosa culinária cuiabana. O cardápio é dividido em petiscos de ‘Tchapa e Cruz’ (comida regional) e ‘Pau Rodado’ (comida tradicional de buteco).

Na primeira parte estão disponíveis escondidinho de carne seca, bolinho de carne seca com pequi, pastel de pacu, pintado a palito, patola de jacaré, dentre outros. Já os petiscos de ‘pau rodado’ (gíria cuiabana para quem vem de fora) são bolinhos de bacalhau, frango a passarinho, patola de carangueijo, casquinha de bacalhau, e mais. No total, 40 tipos de petiscos estão disponíveis para os clientes. 

E para quem prefere pedir um prato completo, o bar também tem cinco opções de pratos à la carte, com peixes regionais. Nas bebidas, a mais diferente é feita com licor de pequi e extrato de cacau, mas o bar também serve os tradicionais chopp, cervejas, drinks, destilados, cachaças e vinhos. Por fim, doces regionais como rapadura, doce de caju, furrundu e outros. 
E para dar mais animação ao local, toda primeira terça-feira do mês acontece no bar um Stand Up, de cerca de uma hora, com personagens cuiabanos como a Comadre Pitú (do ator Vidal Siqueira) e a Creonice (de Ivan Belém). Eles se apresentam em um palco que traz o nome “Sayonara”, uma das maiores casas de show da Cuiabá antiga. Além dela, a casa noturna “Bataclan” também é homenageada com uma placa. 

Newton explica que o objetivo maior é colocar o cuiabano e quem vem de fora num ambiente aconchegante, comparado às casas antigas daqui. Mangueiras e jabuticabeiras compõem o cenário e dão a sensação de se estar em um quintal. 

O bar funciona de terça à sexta das 17h até o último cliente, e de sábado a partir das 16h, com roda de samba de raiz. 

Serviço
Endereço: Rua Zenóbio da Costa esquina com Mascarenhas de Moraes, 278 - Duque de Caxias II, 78043-352 Cuiabá
Mais informações: (65)3027-6627 ou na FAN PAGE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário