30 de maio de 2015

Em Chapada, Governo de MT se compromete a retomar obras


Secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, afirmou que R$ 30 milhões serão investidos pelo Governo do Estado nesse ano em Chapada dos Guimarães

A população de Chapada dos Guimarães recebeu a informação de que obras inacabadas no entorno do município serão retomadas nesse ano. Durante audiência pública solicitada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), na noite desta sexta-feira (29), a classe política, empresarial e a população discutiram soluções emergenciais para a cidade.

Maluf lembrou que as obras inacabadas impactam diretamente no turismo da cidade que é um dos principais atrativos do Estado. "Precisamos resgatar a auto-estima do povo que está em baixa por conta de obras que deram início e estão paralisadas. Acredito que a classe política e a população devem se unir em prol da retomada do desenvolvimento de Chapada dos Guimarães", afirmou.

Os investimentos em infraestrutura, turismo, educação, saúde e captação de água foram às principais cobranças da população durante o evento. "Sabemos das dificuldades em que o governador Pedro Taques (PDT) assumiu o Estado com a quantidade de restos a pagar, mas temos a convicção que já deram o primeiro passo no diagnóstico das obras que são necessárias no município e em breve teremos a retomada", argumentou Maluf.

Além de Maluf, os deputados que compareceram no evento, Wilson Santos (PSDB) e Eduardo Botelho (PSB) definiram pela criação de uma Câmara Setorial Temática na Assembleia Legislativa para continuar a discussões sobre os problemas de Chapada

Secretários de Estado presentes na audiência, Marcelo Duarte (Infraestrutura), Permínio Pinto (Educação) e o adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, pontuaram a situação de cada obra que está parada e os demais projetos que estão sendo desenvolvidos para a cidade. Nigro anunciou que R$ 30 milhões serão investidos pelo Governo do Estado apenas nesse ano em Chapada dos Guimarães.


"Chapada dos Guimarães é prioridade do governo Pedro Taques que quer fazer um case de sucesso a nível nacional com a cidade e para isso, é importante a retomada da obra da salgadeira, que teremos uma posição final no dia 12 de junho da construtora para finalmente dar a obra de serviço. Na MT-020, que liga Chapada à Água Fria, conseguiremos fazer dentro do Prodestur do Governo Federal", disse Nigro.

Marcelo Duarte confirmou a duplicação do trevo da Guia até a Fundação Bradesco, trecho de 3,5 km. "Precisamos também construir viadutos e trincheira no trevo da guia se não vai continuar tendo problema, também existem projetos de restauração da estrada a partir do trevo do manso chegando até Chapada com alargamento do acostamento e pavimentação nova principalmente entre o trevo de Manso e o Rio Mutuca, são 10 km que estão extremamente danificados representando riscos aos que trafegam", disse.

O secretário disse que existe projeto para a restauração da estrada de chapada a Campo Verde. Já foi aprovado pelo conselho do Prodestur para o financiamento de algumas dessas obras e também os recursos do Fethab podem ser usados." Não vamos admitir receber obras mal feitas e abrir sindicância de obras mal feitas nos últimos cinco anos e teremos manutenção constante nas rodovias", afirmou Marcelo. 


Sobre o Portão do Inferno, Nigro disse que fizeram os contatos necessários e conversaram com geólogos da UFMT para acertar ações em conjunto e eles vão fazer a análise do local e entregar ainda em junho para partirem para o projeto e desenvolvimento daquela área para contemplação e implementação de um quiosque.

O secretário não quis estipular o término das obras, mas garantiu que a secretaria de Desenvolvimento Econômico está se empenhando para melhorar a infraestrutura turística da região. "De manso a chapada temos que sentar com a empresa e traçar projeto, duplicação é muito difícil, mas a idéia atual é criar a MT-030, que liga Chapada dos Guimarães até o rodoanel que desce a 14 km de Chapada descendo para Cuiabá, desviando o tráfego pesado da estrada parque e a revitalização e criação de acostamento e criação de mirante na MT-251", afirmou o secretário Nigro.

O secretário Permínio Pinto disse que foi dado 100 dias para a empresa responsável executar a reforma na escola São José, do distrito de Água Fria. "Nosso compromisso com a empresa é que a escola seja reformada, se não ocorrer, vamos substituir a empresa. Também vamos visitar quatro escolas da cidade e ver o que é prioridade", disse. 

Prefeito da cidade, Lisu Koberstain (PMDB), agradeceu a realização da audiência por Maluf e defendeu a união pelo município. "Falamos tanto da Copa do Mundo e Chapada não foi beneficiada e a culpa foi da Secopa. Precisamos de melhorias emergenciais", disse. O presidente da Câmara Municipal, Joair Lara, disse que até hoje a cidade não recebeu o legado da Copa do Mundo.

Também participaram do evento, o deputado federal Fábio Garcia (PSB), os deputados estaduais Eduardo Botelho (PSB), primeiro-vice presidente da Casa de Leis, Wilson Santos (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa e o vereador por Cuiabá, Maurélio Ribeiro (PSDB).

- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/em-chapada-governo-de-mt-se-compromete-a-retomar-obras.html#sthash.rPylBuWk.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário