3 de fevereiro de 2015

Agricultores familiares participam de intercâmbio tecnológico e sociocultural


Foto: Soraya Brandão/MDA


Beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) dos estados de Alagoas e Sergipe participam de intercâmbio tecnológico e sociocultural com agricultores familiares paranaenses, durante o evento de agronegócio Show Rural Coopavel 2015, que ocorre até 6 de fevereiro, em Cascavel (PR). O evento é promovido pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel).

Os mais de quatro mil quilômetros percorridos, em quatro dias de viagem, não diminuíram a expectativa dos 56 agricultores nordestinos que foram conhecer novas tecnologias, modelos de produção orgânica e práticas inovadoras que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas regiões. O intercâmbio é realizado pelo quinto ano consecutivo e já beneficiou mais de 500 produtores do Crédito Fundiário, sendo 40% destes jovens rurais.

A presidente do assentamento São José da Tapera (AL), Maria Inês dos Santos, veio pela segunda vez atrás de experiências que possam ajudar a cooperativa de leite de cabra, iogurte e leite pasteurizado, da qual faz parte, a melhorar a qualidade dos produtos que são vendidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para as escolas do município. "Aqui podemos ver os resultados e aprender muito mais. O conhecimento adquirido vai nos ajudar muito", comentou.

O presidente da Associação de Pequenos Moradores de Itaporanga d'Ajuda (SE), José Anastácio do Nascimento, é beneficiário do Crédito Fundiário e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em sua propriedade, planta um pouco de tudo e desenvolve suinicultura, caprinocultura e pecuária de leite. Para ele, o que mais chama a atenção é a agricultura orgânica. "Esse é um mercado promissor e pouco explorado em nosso município. Meu objetivo é inserir essa forma de produção na minha roça”, completou Silva.

Para o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, iniciativas como esta reforça a estratégia do Ministério em apoiar o cooperativismo e promover ações que possibilitem o acesso dos agricultores a novas tecnologias e novos modelos de produção. "Só dessa forma estaremos contribuindo com melhoria da qualidade de vida, com a ampliação da renda, com diminuição da pobreza e com o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido e no agreste nordestino", completou Almeida.

De acordo com o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o intercâmbio possibilita levar e adequar conhecimentos tecnológicos da agricultura familiar do sul do Brasil aos produtores do Nordeste. "O aprendizado adquirido por jovens, mulheres e demais produtores, nestes anos, vem possibilitando transformações importantes de plantio e ordenha. Outra grande lição foi a do associativismo e do cooperativismo, onde eles aprenderam que vender a produção juntos é muito mais negócio", disse Monteiro.

Programação

Durante os quatro dias, os agricultores farão visitas a Unidades Produtivas do PNCF, modelos de produção agroecológicas e projetos da Coopavel que atuam na recuperação de nascentes e de matas ciliares. Está prevista ainda a participação do grupo em lançamentos de novas tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades, que ocorrem diariamente na feira.

Serviço

Show Rural Coopavel 2015
Data: 2 a 6 de fevereiro de 2015 (segunda a sexta-feira)
Local: BR 277 Km 591 - Cascavel (PR)
Hora: 8h às 18h
Ingresso e estacionamento gratuitos

- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultores-familiares-participam-de-interc%C3%A2mbio-tecnol%C3%B3gico-e-sociocultural#sthash.cPW4T3Af.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário