26 de janeiro de 2015

Plano de manejo aponta deficiências no Mãe Bonifácia - Confira as fotos

Talita Ormond


Gilberto Leite

Mãe Bonifácia pode ser visitado todos os dias, das 6h Às 18h, gratuitamente

Presença de lixo, escoamento de esgoto não tratado, descaracterização da área por conta da grande circulação de pessoas, desmatamento da mata ciliar, presença de espécies exóticas e usos inadequados. Esses são alguns dos apontamentos registrados no Plano de Manejo do Parque Estadual Mãe Bonifácia, considerado uma das maiores unidades de conservação urbana de Mato Grosso.

Sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o local de 77,16 hectares serve para visitação turística, lazer, atividades físicas e eventos e recebe em média 600 pessoas/dia, chegando a 3 mil no final de semana. O registro de visitações, inclusive, foi alvo de ponderações já que a presença irrestrita de pessoas no local poderia influenciar negativamente na permanência das espécies na unidade. A falta de tratamento de esgoto e o depósito de lixo indiscriminado na região também contribuiriam com esse cenário. O documento aponta também preocupação com o “isolamento” do parque uma vez que a inexistência de outras unidades próximas estaria provocando o desaparecimento de espécies. Atualmente, a unidade pode ser visitada diariamente das 6h às 18h, gratuitamente.

Diante das problemáticas, o plano traz soluções com diversas ações gerenciais por temas ligados à proteção e manejo, pesquisa e monitoramento, educação ambiental, operacionalização, sinalização, valorização histórico-cultural, controle e erradicação de espécies invasoras, recuperação de áreas degradadas, tratamento e destinação adequada de efluentes sanitários e resíduos sólidos gerados no parque e entorno assim como controle de animais domésticos, monitoramento de águas superficiais e programa de comunicação social.

Assim como o Mãe Bonifácia, segundo dados da Sema, Mato Grosso conta atualmente com 103 Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais, contemplado pelos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia, que somam 5,4 milhões de hectares. Em Cuiabá, ainda destacam-se os parques Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, além do Parque Nacional e da Área de Proteção Ambiental de Chapada dos Guimarães, e da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda São Luis e a Estrada Parque Cuiabá-Chapada dos Guimarães/Mirante.

Plano de Manejo

O Parque Mãe Bonifácia foi criado por meio do Decreto n° 1.470/2000, sendo recategorizado para “Estadual” através do Decreto n° 722/2011. No Plano de Manejo, que conta com aproximadamente 250 páginas, é possível encontrar a contextualização da unidade de conservação tanto nas esferas federal, estadual e municipal, aspectos culturais e históricos, uso e ocupação do solo e os problemas ambientais decorrentes desta pratica, entre outras informações, além de diversas tabelas e figuras que ilustram a biodiversidade encontrada no local.

Há ainda um resumo executivo, datado de 22 de novembro de 2013, que traz os principais achados do estudo em 54 páginas. Todo levantamento é considerado o instrumento técnico e legal de implantação, gerenciamento e administração dessa unidade de conservação.O acesso ao inteiro teor do Plano de Manejo do Parque Mãe Bonifácia pode ser acessado no link no item 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário