14 de janeiro de 2015

Fávaro busca apoio do MPA para consolidar produção de peixes em MT

DURCY ARÉVALO

Assessoria/Vice Governador
Assessoria/Vice Governador
Vice-governador se reúne com Ministro da Pesca em Brasília
Vice-governador se reúne com Ministro da Pesca em Brasília
O vice-governador Carlos Fávaro participou nesta segunda-feira (12.01) em Brasília de reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, e representantes da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat). Na pauta do encontro estavam investimentos e estruturação na piscicultura, com foco no pequeno produtor de Mato Grosso. 

Os representantes da Aquamat apresentaram uma carta com 14 pautas, solicitando apoio do MPA para que a atividade continue crescendo de forma organizada em Mato Grosso. Entre as reivindicações, estão o apoio junto ao Tribunal de Contas da União para liberação dos Parques Aquícolas do Lago de Manso; junto ao Ibama para liberação da criação de tilápia em tanques-rede nos lagos federais do estado; junto ao Ministério da Fazenda para criar uma linha de crédito com juros subsidiados para construção de frigoríficos de peixes; criação do programa de divulgação nacional e internacional dos peixes nativos brasileiros; implantação de um programa nacional de sanidade aquícola, entre outros. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2014, Mato Grosso é o maior produtor de peixes do país, com comportamento. O Centro Oeste responde atualmente por 26,8 % da produção de peixe do Brasil.

Fávaro disse que vai pedir aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e Meio Ambiente (Sema), Ana Luíza Peterlini, para que olhem as pautas. “Mato Grosso tem uma piscicultura com taxas de crescimento acima da média nacional e já responde por 20% da produção no Brasil. Precisamos dar condições para que Mato Grosso se consolide como maior produtor de peixes do país”. 

Como resolução da agenda ficou previamente agendada uma visita do ministro e sua equipe a Mato Grosso para conhecerem ás áreas de piscicultura nos municípios de Campo Verde, Sorriso e no Lago do Manso, no dia 22 desse mês. A reunião foi um pedido da Aquamat. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário